sábado, novembro 25, 2006

Croquetes de galinha (frango)

Esta é uma óptima forma de aproveitar restos de comida. Geralmente faço quando me sobra frango ou galinha estufada. Por vezes, quando estou com paciência, até faço um pouco mais de carne, já a pensar nos croquetes. Os croquetes podem sempre congelar-se, tendo-se sempre uma alternativa para aqueles dias em que o cansaço ou a preguiça nos impedem de passar muito tempo à volta do fogão.

Então costumo fazer assim:
Tiro todos os ossos e peles à carne estufada. A esta junto uns pedacinhos de chouriço em crú (não muito). Estes dois ingredientes picam-se, então, numa máquina picadora. Se gostarem podem também juntar uns cogumelos a este picado.

Ultrapassado este passo, ponho ao lume uma panela com um pouco de manteiga. Quando esta começar a derreter, junta-se a farinha e mexe-se sempre. Quando a farinha desaparecer, junte leite (aí, uns dois decílitros, dependendo da quantidade de carne), o picado de carne e salsa picada. Mexa e verifique se os temperos estão ao seu gosto.

A seguir, sim, vem a parte que exige alguma paciência. Mas vale a pena, porque os croquetes ficam muito saborosos. Tire o preparado do lume e deixe arrefecer.
De seguida, molde os croquetes, passe-os por ovo e pão ralado. Frite-os em óleo abundante ou, então, guarde no congelador para outra altura.

Bom apetite!

Sem comentários: