quarta-feira, novembro 29, 2006

Pescada com broa

Hoje estou num daqueles dias cheia de preguiça. Também já é tarde, quase meia-noite. A sorte é que amanhã não vou trabalhar... quatro dias sem ter que ir a Lisboa, enfrentar o trânsito! Uma maravilha!
Findos os desabafos, vou deixar aqui uma receita agradável e muito simples de fazer. Já sabem que as quantidades dependem do número de comensais...




Ingredientes:
Lombos ou centros de pescada, daqueles congelados
Broa de milho
Bacon
Cebola
Limão
Azeite q.b.
Alho
Pimenta e sal

Confecção
Comece por temperar o peixe com sumo e raspa de limão e alho picadinho (deve ser ainda com a pescada congelada) e deixe ficar por umas horas. Reserve depois esta marinada.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, espalhe o bacon partido aos quadradinhos, assim como a cebola bem picadinha. À parte esfarela a broa de milho (às vezes pico levemente o pão na máquina picadora) e passe a pescada neste pão desfeito, de forma a que fique bem envolvido. A seguir disponha o peixe no tabuleiro, sobre o bacon e a cebola.
À marinada junte azeite (aí um dl) e bata bem. Deite este preparado sobre o peixe e tempere com sal e pimenta. Se gostar pode igualmente juntar orégãos. Vai ao forno, virando o peixe de vez em quando com cuidado e... bom apetite!

Sem comentários: