segunda-feira, novembro 20, 2006

Pudim de Atum

Estive sem colocar nenhum post, porque o queria fazer acompanhado de fotos. O problema era a máquina fotográfica! Agora que a máquina está operacional, falta-me aquele pequeno aparelho (confesso que não sei o nome) que me permite passar as fotos para o computador!
Queria colocar algumas receitas, acompanhadas pela foto, pois, eu quando procuro alguma receita gosto sempre de ver qual o resultado....
Porém, apesar de tal não ser no imediato possível, vou deixar aqui um prato bem simples e rápido, prometendo que, logo que seja possível, colocarei a respectiva foto.
Então aí vai.


PUDIM DE ATUM
Este é um prato muito simples, óptimo para comer no Verão, frio, acompanhado apenas por uma salada. Mas, não só. É um prato que os miúdos (para quem os tem) adoram e muito rápido de fazer, sobretudo naqueles dias em que o tempo e a paciência escasseiam. Bom também para uma refeição ligeira, acompanhando uma salada.

Ingredientes (4 pessoas)
- 1 cebola
- azeite (q.b.)
- seis latas de atum
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- miolo de duas carcaças
- leite (q.b)
- pão ralado (facultativo)
- pimenta preta (facultativo)
- Azeitonas pretas, sem caroço e partidas às rodelas (q.b)
Confecção

Pica-se muito bem a cebola e aloura-se no azeite. Quando a cebola estiver transparente, junta-se o atum, que previamente se escorreu e desfez com um garfo. Envolve-se bem no preparado e deixa ficar assim três a quatro minutos.
De seguida, junta-se a polpa de tomate e mexe o preparado. Fica mais uns minutos em lume brando. Depois, junta-se o miolo do pão que, previamente, se embebeu em leite morno.
Envolve-se o preparado e, antes de tirar do lume, junta-se duas gemas, mexendo rapidamente. Adicionam-se também as azeitonas,
Se gostar polvilhe com pimenta preta moída na altura.
Unta-se uma forma com manteiga, onde se deita o preparado. Se gostar, polvilhe com pão ralado. Leve ao forno previamente aquecido, durante uns 15 a 20 minutos (180 graus).

Bom apetite

Sem comentários: