quarta-feira, dezembro 13, 2006

ARROZ DO FORNO

Uma das coisas que mais aprecio no Natal é o almoço do dia propriamente dito. Regra geral, nesta altura do ano,rumamos ao Norte de Portugal, para casa dos meus pais e são uns dias a trabalhar com afinco para a engorda....
No dia de Natal, a minha mãe costuma acender o forno de lenha e lá assa o cabrito, as batatas e faz o arroz. Típico do Norte, mas que é um verdadeiro manjar....
Como por cá não há a possibilidade, nem sequer remota, de fazer um preparado idêntico, arranjam-se uns truques para dar a determinadas comidas um sabor levemente (muito leve mesmo) parecido.
Em todo o caso, a receita que aqui vou apresentar é bastante gostosa, fácil de preparar e uma forma de cozinhar o tradicional arroz branco de um modo diferente e com um bocadinho mais de sabor do que o normal.
Já se sabe que as quantidades variam consoante o número de pessoas à mesa....

Ingredientes para 4 pessoas
- 2 chávena de arroz, que pode ser do "normal" ou basmati
- 4 chávenas e meia de água a ferver
- duas fatias de presunto finas
- bocadinhos de bacon q.b. ou a gosto
- rodelinhas de chouriço q.b.ou a gosto
- três cabeças de alho esmagados
- 1 raminho de salsa
- azeite
- sal q.b

Confecção:
Começar por pôr a água a aquecer.
Enquanto, a água vai aquecendo até ferver, levar ao lume uma panela com azeite, juntamente com o alho, as carnes e o raminho de salsa. Deixar fritar um pouco no azeite, por mais ou menos cinco minutos, em lume não muito forte, mexendo de vez em quando. De seguida, junta-se o arroz, que se envolve bem naquele preparado e se deixa fritar um pouco, mexendo sempre. Quando o arroz já está "frito", junta-se a água a ferver, mexe-se e deixa-se ficar a cozer em lume brando.
Quando a água estiver reduzida a metade, retiram-se as carnes, a salsa e o alho da panela e transfere-se o arroz para um recipiente próprio de ir ao forno.
Leva-se o arroz ao forno previamente aquecido e, quando estiver sequinho, está pronto a servir.

Bom apetite...

3 comentários:

Mónica disse...

isto parece-me DELICIOSO!

nunca vi nada parecido. Vou apontar e tentar experimentar para servir no dia de Natal

;-)

**mal-cozinhado** disse...

tente que é muito bom... mas opte pelo arroz basmati, que fica melhor...

Eliana disse...

Estou com a Monica, isso parece DIVINO! Adorei seu blog vou voltar sempre.não consigo comentar aqui com minha conta do blogger.
www.scaramal.blogspot.com