segunda-feira, dezembro 04, 2006

ENTRECOSTO DE PORCO NO FORNO

O fim-de-semana lá vai e nem parece que foi prolongado. Passou a correr! Mas houve tempo para ir ver as iluminações de Natal na baixa de Lisboa que me deixaram... decepcionada. Este ano estão fraquinhas: "No money, no funny"!
Enfim, sinais do tempo em que o dinheiro, dizem, não abunda :)
Acabado o fim-de-semana, lá volta a rotina, as panelas e a preocupação com o jantar. Que no meu caso é também com o almoço do dia seguinte. É que a minha filha comia da comida do colégio onde anda, o que era um descanso para mim.
Mas, este ano, tanto pediu que acabei por ceder e deixá-la levar o almoço de casa. Desenganem-se, que não foi pelos belos petiscos que a mãe prepara!!! O motivo é bem menos nobre: estar mais tempo com as amigas que também levam a comida de casa!
Porém, amanhã, uma amiguinha faz anos e, como já são crescidinhas, decidiram, com autorização dos pais, ir "almoçar fora" e comer um "belo" hamburguer.
Por isso, para o jantar de hoje decidi fazer entrecosto no forno, um prato que aprecio bastante. Pena é ainda não ter disponível a máquina fotográfica, para registar o belo do pitéu. Fica para a próxima. Mas chega de conversa e aí vai a receita. As quantidades variam consoante o número de pessoas à mesa.

Ingredientes:
- Entrecosto em tiras
- banha de porco
- bastante alho
- massa de pimentão
- salsa
- azeite
- sal
- vinho branco

Modo de preparação
Começa por se fazer uma pasta com a banha, a massa de pimentão, o alho picado, salsa picada, azeite e sal. Esta deve ser em quantidade suficiente para se barrar bem as tiras de entrecosto. Deixa-se ficar assim umas horas a carne para tomar o gosto.
Quando se levar ao forno rega-se o entrecosto com vinho branco. Deve-se virar a carne de vez em quando e, se virem que é preciso, ir regando com o vinho para não secar.
Penso que mais ou menos uma hora, com o forno a 200 graus, é suficiente para a carne ficar boa.

Bom apetite!

2 comentários:

Elvira disse...

Adoro tudo o que leva entrecosto! :-)

**mal-cozinhado** disse...

Eu tb... Elvira!