quarta-feira, janeiro 10, 2007

ARROZ DE CARNE


Como já disse aqui anteriormente, tenho andado com alguma preguicite. E o tempo também não abunda. Há dias, como o de hoje, em que chego bastante tarde a casa, já um pouco cansada e ainda com uma menina para "despachar" o banho, pôr a estudar... Enfim, o mesmo que em muitas outras casas! Como tal, nem sempre dá para pensar em pratos muito elaborados, complicados ou demorados. O que não quer dizer que não sejam bons ao paladar. O prato que hoje vou aqui colocar é um bom exemplo disso. De extrema simplicidade, mas gostoso. Penso, aliás, que é comum em muitas casas. Por isso, hesitei antes de colocar aqui a receita. Mas, como não tenho outra pretensão que não seja a de me divertir, aí vai.

Ingredientes
- Azeite
- Cebola
- vinho branco
- cenouras (uma grande ou mais, consoante o gosto)
- ervilhas
- arroz
- carne de vitela aos cubos (pode ser frango ou galinha)

Confecção
Refogar a cebola picada em azeite. Quando a cebola começar a ganhar cor, juntar a carne e mexer de forma a que fique alourada de ambos os lados. Juntar, então, a cenoura aos cubinhos pequenos (no arroz da foto optei por ralar a cenoura, porque não estava para me aborrecer com a minha filha). Mexer. Adicionar meio copo de água. Mexer e quando a carne estiver a ficar sem água, juntar um copo de vinho branco. Deixar evaporar e adicionar então as ervilhas. Mexer bem e, de seguida, colocar água suficiente para cobrir a carne. Deixar cozer a carne em lume brando e, se for ficando sem molho, juntar mais água. Quando a carne estiver tenra, adicionar a água suficiente para cozinhar o arroz (se quiser o arroz seco, juntar duas medidas de água para uma de arroz; se quiser malandrinho, juntar mais água do que a quantidade recomendada). Quando a água começar a ferver, junta-se o arroz, mexe-se e deixa-se cozinhar em lume brando. Verifique os temperos.

Bom apetite!

3 comentários:

Flotsi disse...

Obrigado! Era mesmo disto que precisava e procurava. Vê como valeu a pena partilhar?! ;-)

Rafael C. Cardoso. disse...

Eu precisava de um ponta pé inicial pra minha ideia de cozinhar arroz com carne.

Anónimo disse...

A mim, tb me deu muito jeito. Vou já experimentar até porque me parece uma comida saudável.