quarta-feira, janeiro 24, 2007

Bolo de Canela e Cacau




Hoje a minha filha pediu-me para fazer um bolinho. Gosta de levar uma(s) fatia(s) para comer a meio da tarde, depois de terminadas as aulas. Felizmente, ela bem pode comer uns doces de vez em quando... Além de ser uma elegância, faz muito desporto. Decidi fazer-lhe a vontade, mas estava a apetecer-me fazer um bolo diferente dos que faço habitualmente. Depois de algum vasculhar nos livros que tenho por aí e pela internet, fui descobrir este no blog da Elvira (www.elvirabistrot.blogspot.com). Revelou-se uma excelente opção. Quase não cresceu (não sei se por erro meu ou por ser mesmo assim), mas de sabor teve uma nota 20. Gostou a filha, gostou o pai e, infelizmente, a mãe também. Irei com toda a certeza repetir.
Aí vai a receita tal como vem no referido blog, tendo apenas substituído o cacau por chocolate, já que era este o ingrediente que tinha em casa.

Ingredientes:
- 200 g de farinha para bolos com fermento
- 100 g de açúcar
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 3 gotas de concentrado de baunilha
- 1 dl de óleo
- 2 dl de sumo de laranja
- óleo e açúcar q.b.
Confecção:Pré-aquecer o forno a 180ºC.Misturar muito bem a farinha com o açúcar, o cacau e a canela. Abrir um buraco no meio e juntar o óleo e a baunilha.Incorporar o sumo de laranja. Bater muito bem até obter uma massa lisa e homogénea. Transferir a massa para uma forma redonda sem chaminé untada com um pouco de azeite. Levar a cozer no meio do forno por 35 minutos.Polvilhar com um pouco de açúcar à saída do forno. Deixar amornar e desenformar . Servir o bolo levemente morno ou frio.

6 comentários:

Elvira disse...

Que lindo aspecto tem o bolinho! :-)

Eliana Scaramal disse...

Está tão bonito! Falou que tem canela eu estou dentro, adoro. risos

Goretti disse...

A Elvira sabe que de sabor é ainda melhor. Foi um sucesso este bolo... Bj

Eliana, aí temos uma coisa em comum: o gosto pela canela. Bj

Mónica disse...

uma combinação deliciosa: canela e chocolate!

hummmmmm...

lunalestrie disse...

Que coincidência! Também fiz esse bolo semana passada: realmente ele não cresce muito, mas é uma delícia! :)

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado