quinta-feira, janeiro 18, 2007

CROQUETES DE ATUM


Muito agradáveis, estes croquetes são óptimos para um lanche, um petisco ou uma refeição ligeira. Costumo ter sempre uma porção deles guardada no congelador, que são um bom "desenrasque" quando é preciso arranjar qualquer coisa para comer ou, até, para mandar para o almoço da minha filha. Vou colocar aqui as quantidades que costumo usar e que dão para uma grande quantidade de croquetes (não sei exactamente quantos).


Ingredientes:
- 4 latas de atum
- 6 ovos cozidos
- 2 cebolas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 ou 3 ovos batidos
- Pão ralado q.b.
- Sal e salsa q.b.

Confecção
Cozer os ovos, retirando-se depois as gemas. Rejeitam-se as claras. As gemas são desfeitas com um garfo, juntando-se ainda o azeite e o vinagre, até ficar um creme . Entretanto, picam-se muito bem as cebolas e a salsa, que se juntam ao atum esfarelado e previamente escorrido do óleo. A este preparado adiciona-se o creme dos ovos. Amassa-se muito bem, até ficar uma massa homogénea.Fazem-se rolinhos ou bolinhas, que se passam pelo ovo batido e pelo pão ralado. Frita-se em óleo bem quente ou, então, guardam-se no congelador.

Bom apetite!


7 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Gosto muito de salgadinhos que podem ser congelados, eles realmente são um adianto.

Luciana disse...

Olá, Goretti! Fiquei feliz com sua visita lá no Guloseima, e curiosa pra saber sua receita de polvo. Quando puder, me ensina :) um beijo!

Romeu disse...

Um blog de culinária é sempre uma mais valia...pelo menos abre o apetite.

Fiquei a saber num post de 01 de Dezembro de 2006 que existe um bacalhau à Romeu. E eu que só conhecia meia dúzia de formas de o cozinhar!

Já agora, os legumes devem ser bem ou mal cozinhados?

Bom fim de semana

Goretti disse...

Eu tb gosto muito de salgadinhos Eliana. Um bj ara vc...

Luciana, irei em breve postar essa receita aqui... Bj

Elvira disse...

Que ideia excelente! :-)

maria-joão disse...

Vou esperimentar estes!

Rocio disse...

Espero que em algum momento para fazer esse tipo de coisa com os meus filhos, porque eu amo cozinhar, mas às vezes eu sinto que estou muito cansado, depois de trabalhar o dia todo, então eu espero que a ordem delivery jardins