terça-feira, janeiro 30, 2007

Peixinhos da Horta (Comidas da memória)


Achei engraçada a ideia do blog Trem Bom em ficar a conhecer os sabores que guardamos da nossa infância. Eu guardo vários. Como umas batatas fritas às rodelas grossas, fritas em azeite, que a minha avó fazia. Nunca as consegui reproduzir, apesar de ter tentado várias vezes. Não sei se era por ela as cozinhar lentamente, num daqueles fogareiros a carvão que já não encontramos mais.
Mas lembro-me também, com saudade, dos peixinhos da horta que a minha mãe fazia. Adorava!!! Era um dia de festa quando os via na mesa. Actualmente, é muito raro fazê-los porque cá em casa ninguém aprecia muito. Mas ao ler o Trem Bom, veio-me logo à memória os peixinhos da horta e uma vontade incrível de os comer. Fiz e só para mim. Deliciei-me!
Aí vai a receita, com as medidas aproximadas, pois faço a olho....

Ingredientes aí para umas quatro pessoas:
- 300 g de feijão verde
- 100 g de farinha de trigo
- umas gotinhas de sumo de limão (talvez uma colher se sobremesa)
- 1 colher de sopa de azeite
- 0,5 dl de vinho branco
- 2 ovos inteiros
- sal e pimenta q.b.
- óleo para fritar

Confeccção:
Lave o feijão verde, retire-lhe as pontas e os fios. Coloque-os numa panela com água a ferver e sal e deixe-os ficar uns 5 minutos, ou até ficarem semi-cozidos. Retire-os, escorra o feijão da água e deixe arrefecer.
Entretanto, numa tijela, coloque a farinha, abra um buraco ao meio. Aí deite, sal, pimenta preta moída, o sumo de limão e o azeite. Comece a mexer com uma colher de pau e, sem parar de mexer, junte o vinho. Continue a mexer, vá juntando os ovos, um a um, inteiros. Bata a massa mais um bocadinho, parando quando estiver bem ligada.
Envolva os feijões, dois a dois, na massa e leve a fritar em óleo quente.
Bom apetite

5 comentários:

Eliana disse...

Menina eu não conhecia esse prato! Essa idéia genial da Valentina vai nos levar a vários sabores desconhecidos.

maria-joão disse...

Cheguei aqui agora e aproveito para dizer que tenho um desses fogareiros. Anda á procura de Bolo Rei, sabes ondes posso encontrar?
Vou dar uma voltinha por aqui.

Mónica disse...

a foto está deliciosa! hummm...

Itza disse...

Que jóia este prato e totalmente novo para mim!!! Vou fazer pra minha filha porque se vê especial para criança!!! Carinhos e adorei seu blog!!!

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu