sábado, janeiro 20, 2007

VINHOS PARA O JANTAR


Hoje vamos ter uns amigos holandeses para jantar. Vai ser tudo muito simples, embora saboroso (espero eu)! Para acompanhar teremos também um bom vinho. Sou uma grande apreciadora de vinho (não conhecedora), especialmente tinto. E, felizmente, cá em casa não sou a única. Gostamos, muitas vezes, de acompanhar a refeição com um bom vinho. Temos uma garrafeira que, embora pequena, é excelente.
Há mais ou menos um ano descobrimos o PONTUAL, que se tornou uma presença frequente à nossa mesa. Mesmo não sendo reserva, é muito bom. Mas, hoje vamos beber um PONTUAL 2004, Reserva. É excelente! É um vinho alentejano, produzido e engarrafado no Alandroal, e que, segundo o rótulo, combina as castas Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional. Diz ainda: descandou em barricas de carvalho, embendo-se durante meses na nobreza aromática da madeira.
Vale a pena, garanto!


Com a sobremesa (haverá uns docinhos, bem docinhos...) iremos colocar na mesa um vinho do Porto feito pelo meu pai que tem uma pequena produção, destinada única e exclusivamente ao nosso consumo. Não fotografei, porque a garrafa não tem rótulo. Mas, é o melhor vinho do Porto do mundo. Depois de beber este, não consigo apreciar qualquer outro.
Além desse, servirei fresco, um GRANDJO 2004 LATE HARVEST. É um vinho doce do Douro que adoramos, embora carote. Mas vale a pena exprimentar. Diz o rótulo que é elaborado a partir de uvas Semillon afectadas pelo fungo da Botrytis Cinerea, fenómeno natural que origina vinhos doces, glicéricos, saborosos e longos.
Só para aguçar o apetite a quem não conhece, vou transcrever mais um bocadinho: salientam-se os aromas intensos de alperce seco, passas, mel e uma nuance de madeira oriunda do estágio parcial de barricas novas. Agora, garanto eu, enche o paladar...
Espero que sejam boas sugestões!

1 comentário:

Eliana Scaramal disse...

Meu esposo adora vinhos e vira e mexe está comprando,mas eu também não entendo nada deles. risos