sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Bolo fofinho de fécula de batata



Às vezes as aparências iludem. É bem verdade. E este ditado aplica-se na perfeição ao bolo da imagem. Está um bocadinho feio, o que se deve a alguma impaciência minha, que não o deixei arrefecer o suficiente antes de o pincelar com o creme. Mas de sabor é muito bom. Cá em casa é bastante apreciado.

Ingredientes para o bolo:
- 9 ovos
-250 g de açuçar
-135 g de fécula de batata
- papel vegetal para forrar uma forma rectangular

Para o creme
- meio litro de leite
- 2 colheres de sopa de açucar
- 2 gemas de ovo
- casca de limão
- 2 colheres de sopa de maizena

Confecção:
Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo e reservar. Misturar o açucar com as gemas e bater com a batedeira uns 15 minutos. Depois juntar a este preparado as claras, alternando com a fécula de batata. Envolver bem, sem bater.
Forrar uma forma rectangular com papel vegetal e untá-lo com um pouco de manteiga.
Levar ao forno já quente, entre 25 a 30 minutos (180º).

Creme: Misturar bem todos os ingredientes e levar a lume médio, até engrossar (mexer de vez em quando).

Montagem: Quando o bolo estiver frio, retirá-lo da forma e partir ao meio. Barrar uma das partes do bolo com o creme. Colocar a outra parte por cima e acabar de barrar com mais creme.

Bom apetite!


12 comentários:

Lídia disse...

Deve ser mesmo muito bom. Acho que o bolo ficou bem na foto. Dá para ver que é mesmo fofinho...

Goretti disse...

Obrigado Lídia. O seu blog é que é muito docinho...

Maria Carloto disse...

Ola!
O bolo é muito bom mesmo! =D uma delicia...
Quanto ao creme... não sei s m enganei nalguma coisa mas n engrossou =\
*bjitos

maria-joão disse...

Estou com vontade de experimentar!
Só espero não que o creme me corra bem.

carla disse...

ola, o bolo tem mt bom aspecto, keria experimentar a receita, so que estou com um problema em encontrar a fecula de batata, será que me podias ajudar?
carla

Goretti disse...

Olá Carla
a fécula de batata costuma ser fácil de encontrar. Costuma estar junto das farinhas. Mas caso não consiga, mande-me um email que terei todo o prazer de lhe enviar um pacote por correio

luis disse...

a alegria dos celiacos...
obrigado...

luis disse...

oiii...
podia me enviar um pacote pago oque for...
sou celiaco ñ posso comer trigo...
e a fecula de batata é essencial na minha vida.
me ajuda por favor goretti.

disse...

Diga ao Luis que ele pode fazer bolos com polvilho, que é fécula de mandioca. Para extrair a fécula de batatinha basta ralar, colocar água, passar em uma peneira bem fininha esta água e deixar em repouso de um dia para o outro, na geladeira, vai ficar acentado no fundo da vasilha, escorrer a água e pegar este posinho. isto é a fécula, assim tambem fazemos o polvilho de mandioca.(é mais fácil comprar pronto.)

Regina Leal disse...

fécula de batata e flocos de batata são a mesma coisa? Não consigo encontrar fécula de batata só flocos de batata. Obrigado

Anónimo disse...

bom estou com receitas mais naum sei o q é fécula de batata tem como alguem explicar??????

Giovanni disse...

Olá!, interesso-me por coisas gostosas e lembrei-me de um bolo que comia na infância à base de fécula de batata. Na minha cidade (Paulista-PE) e mesmo nos derredores, não encontro esse produto. Por favor, vocês podem me informar se é vendido pela Internet. Como? Muito obrigado. Giovanni Bosco.