terça-feira, fevereiro 20, 2007

FRANGO DA ELIANA


Gosto pouco de frango, daquele que se compra no supermercado. Acho que não sabe a nada. Mas, às vezes lá tem de ser. Porém, quando vi esta receita no blog da Eliana (www.scaramal.blogspot.com), achei que devia ser gostoso, pela forma como o temperou. Hoje, dia de carnaval, como não fui trabalhar, decidi fazê-lo para o almoço. E resultou muito bem. Até a minha filha que, quando vê frango no prato, protesta sempre, acabou a dizer que estava bastante bom. Pena que eu me tenha distraído um bocadinho e o frango tenha acabado sem molho:)
Mas irei repetir, embora com cautelas, pois pede um refogado bem puxado e isso não é muito saudável...
Vou transcrever a receita como está no referido blog. Sublinho apenas que usei frango do campo (em termos de sabor não é muito diferente do outro, mas...).

Ingredientes
-1 frango em pedaços
- 350 ml de cerveja preta
- cebolas grandes bem picadinhas
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de salsinha

Para temperar o frango
- Sal
- Pimenta do reino em grãos (usei pimenta preta, não sei se é a mesma coisa)
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

Confecção
Colocar num almofariz , o sal, alho e grãos de pimenta, até conseguir uma pasta. Tempere o frango com essa pasta e o vinagre e reserve.
Aqueça o óleo em uma panela de fundo grosso e acrescente as cebolas picadinhas e deixe refogar até quase queimar!!!! Diz a Eliana: "Tem que ficar bem mas bem douradinha mesmo". O melhor é obedecer!
Junte então os pedaços de frango com o caldo do tempero e deixe refogar até que esse caldo seque. Junte depois a cerveja e deixe cozinhar o molho vai reduzir e engrossar levemente. Polvilhe salsinha e sirva quente.

Bom Apetite!!

3 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Ficou lindão o prato! Fico muito feliz que tenha gostado.

Goretti disse...

Gostamos mesmo muito. Irei repetir...

maria-joão disse...

Olá Goretti
ontem feiz este franganinho.
Nunca tinha usado cerveja preta.
Ficou super delicioso, acompanhei com espigos de couve e ainda tenho para hoje o jantar.
Muito obrigado pelo "mal-cozinhado".
Acho que vou espreitar a cozinha eliana.