segunda-feira, março 12, 2007

BACALHAU COM NATAS


Este bacalhau já fiz há algumas semanas, mas pensava que a minha filha tinha apagado as fotos da máquina. Afinal, ela tinha-as passado para o computador, mas sem lhe dar nome. Ontem, por mero acaso, acabei por as encontrar! Por coincidência, hoje a Elvira publicou a forma dela fazer o bacalhau com natas. Agora, vou publicar a minha, que é um bocadinho diferente. E mais formas de o fazer haverá.
Confesso que, embora este bacalhau seja muito elogiado, não é um dos meus pratos favoritos e, como tal, só o faço de vez em quando. E a pedido!


Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas de bacalhau
- 1 cebola grande cortada em meias luas fininhas
- 2 dentes de alho
- 3 batatas grandinhas
- molho bechamel
- 2 gemas
- 3 claras
- queijo ralado q.b.
- sal q.b.
- azeite q.b.
- pão ralado q.b

Confecção
Desfiar em lascas grossas o bacalhau em lascas e reservar. Descascar as batatas e fritá-las aos quadradinhos pequenos. Escorrer bem o óleo e reservar.
Cobrir o fundo de uma panela com azeite e levar a alourar a cebola e o alho picado. Quando começar a ficar transparente, juntar o bacalhau, envolver bem, deixar refogar por mais uns minutos, mexendo de vez em quando. A seguir juntar as batatas fritas e envolver bem, deixando ficar ao lume dois a três minutos. Verifique o sal e desligue.
À parte, no molho bechamel (morno ou frio), misturar as duas gemas, bater um pouco, e juntar as natas, envolver bem. Nesta mistura, adicione ainda uma a duas colheres de sopa de queijo ralado. Deite esta mistura sobre o bacalhau e envolva bem.
A seguir junta-se delicademente ao preparado as três claras batidas em castelo. Deitar tudo numa assadeira, polvilhe com pão ralado e leve a gratinar em forno quente por 20 minutos ou até o bacalhau ficar dourado.

Molho bechamel: derreter um pouco de manteiga. Juntar uma colher de farinha, mexer bem. Regar com meio litro de leite e levar a ferver, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Temperar com noz moscada.

9 comentários:

maria-joão disse...

Palpita-me este bacalhauzinho,pois sim!

Agdah disse...

Menina, minha família é louca por bacalhau, mas eu também só gosto às vezes e não é de todo jeito.

Verena disse...

Goretti,
adoro esta receita! Aprendi com a minha sogra, mais uso creme de leite na minha receita. Que delícia!
Beijos e obrigada pela visita! Apareça sempre!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Smas disse...

Olá!
EU gosto de bacalhau mas não é de todas as maneiras e bacalhau com natas não aprecio e nem nunca fiz, mas quem sabe um dia destes não experimento.
Bjs

PS: Também passo as sopas para a minha filha. :)

Goretti disse...

A todas, o que posso dizer é que quem prova este bacalhau diz que é excelente. Fica muito cremoso!
Beijos

Elvira disse...

Adoro bacalhau com natas! Também publiquei uma receita deste prato recentemente.

Eliana Scaramal disse...

goretti obrigada pela receita, agora é chegada a época da Semana Santa e eu estou em busca de receitas com bacalhau. Está muito bonito!

Carina M disse...

Gosto muito desse prato mas o engraçado é k ainda não fiz vez nenhuma mas está na minhalista para breve.
Bons cozinhados, Carina

Adsartha disse...

No outro dia experimentei fazer este bacalhau e devo dizer que ficou um espectáculo...dos melhores que já comi. Apenas acrescentei pimenta e usei bacalhau desfiado de compra, fora isso segui à risca a receita. Muitos parabéns pois é um excelente bacalhau com natas.