quarta-feira, março 28, 2007

BOLO DE ABÓBORA E NOZES




Este é um bolo que eu já faço há algum tempo e que, cá em casa, gostam muito. Tanto que, quando dou conta, já não há mais bolo para ninguém...

Ingredientes
- mais ou menos 300 g de abóbora, pesada depois de descascada
- 200 g de açucar
- 300 g de farinha
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 chávena de chá de óleo
- 4 ovos
- 1 colher de sopa bem cheia de canela
- 1 chávena de chá de nozes moídas


Confecção
Cozer a abóbora e deixar escorrer bem a água (preferencialmente de um dia para o outro).
Bater bem os ovos com o açucar. De seguida junte a abóbora e bata mais um pouco. Acrescente os restantes ingredientes e bata bem. Leve ao forno, já aquecido (180º), em forma de buraco, untada com óleo e polvilhada com farinha. Não me lembro bem quanto tempo leva, mas talvez seja uns 35 minutos até ficar cozido (faça o teste do palito). Depois de frio, pode polvilhar com açucar misturado com canela. Neste que vêm na foto, esqueci-me!

3 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Humm que delícia deve ficar! Eu não consigo ver a foto. :(

maria-joão disse...

Este bolinho parece-me tão esquesito como me parecia o de maça antes de antes de ter comprovado o quanto é esplendido.
É mais um que vou levar para o dossier. Quando fizer digo qualquer coisa.

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,