quarta-feira, março 14, 2007

BOLO DE CHOCOLATE (Mal sucedido)


Hesitei antes de colocar este bolo aqui no blog, porque além de não estar muito bonito (tentei tirá-lo da forma e daí a manchinha que se vê), não era isto que eu procurava. Mas, quem sabe, alguém tem a receita que procuro e ma possa dar!
A história começa num qualquer restaurante quando a minha filha pede de sobremesa bolo de chocolate. Surge um que (vamos lá ver se explico isto bem!) apesar de ter uma crosta "durinha" tem depois uma camada mais cremosa, sem ser pura mousse de chocolate. Eu que nem aprecio este tipo de doces, provei e gostei! Procurei na net, mas tudo o que encontrei levava natas e penso que o bolo que eu queria as dispensava perfeitamente. Falando deste assunto com uma pessoa conhecida, ela disse que tinha a receita certa para mim. Mas não, a menos que eu tenha feito algo de errado, o que não me parece!
No entanto, este bolo pode ser muito bom (imagino) para quem gosta de mousse de chocolate. Afinal, foi nisso que ele resultou.

Então aí vai a receita:

Ingredientes
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açucar
- 200 g de chocolate preto
- 6 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha

Confecção
Separar as gemas das claras, batendo estas últimas em castelo e reservar.
Num recipiente misturar as gemas com o açucar e bater bem até obter um creme esbranquiçado.
Derreter o chocolate em banho-maria, mexendo até obter um creme fino (sem grumos de chocolate). Juntar este preparado ao creme de ovos e açucar e misturar bem. Adiciona-se depois as claras em castelo, envolve-se delicamente, e por fim mistura-se a colher de farinha mexendo um pouco.
Unta-se uma foma de fundo amovível com manteiga e polvilha-se com farinha, deitando-se depois o preparado. Leva-se ao fono já quente (200 graus), deixando-se cozer por 12 minutos.
Findo este tempo, como vi que não estar a ter o resultado que inaginava, deixei ficar mais um pouco, mas não adiantou nada... Nunca deixou de ser uma bela mousse de chocolate!

8 comentários:

Carina M disse...

Acho k entendo o k procuras e tb devo dizer k já tentei e nada. Tb há um restaurante k kando lá vou é isso k peço e digo o blo é um espetaculo. Mas por muito k tente com receitas variadas nada. Paciencia.

Agdah disse...

Esse aí que vç tá procurando não é o petit gateau? Aquele tem a crosta por fora mas que quando partimos está molinho por dentro e escorre como lava(os americanos chamam de lava cake)?

Goretti disse...

Carina
Pelos vistos não é fácil arranjar a receita certa...

Agdha
Acho que não é o petit gateau. Porque o bolo tem uma crosta mais dura e a que se segue é cremosa, mas sem escorrer. Em todo o caso vc tem a receita do petit gateau?
beijos

Maria Carloto disse...

Ola!!
Uma vez um cozinheiro amigo deu-me uma receita de bolo de chocolate delicioso!! E explicou-me que o segredo (e razão pela qual ficava com uma crosta por cima) era pre-aquecer o forno a 250ºC, colocar o bolo, e passado 5mins baixar para a temperatura normal e deixar cozer ;)
Bjitos

P.S.: S quiseres a receita do bolo posso mandar-te por mail

Anónimo disse...

Esse bolo chama-se démi-couit, e é servido em restaurantes de 1ª na sua maioria. Amanhã coloco aqui a receita!

Goretti disse...

Anónimo (pena não saber o seu nome)

Desde já agradeço a sua simpatia e cá fico à espera da receita.
Obrigado

Ana Marisa disse...

Esse bolo chama-se Moulton Lava e ja vi a fazerem-no na Tv. Também ando procurando e nao encontro.

Anónimo disse...

Não será este? http://sementedesesamo.blogspot.com/2007/06/o-bolo-de-chocolate.html