terça-feira, abril 17, 2007

PUDIM FLAN


Estava tão satisfeita. Finalmente, tinha conseguido tirar umas fotografias minimamente decentes para colocar no blog. Mas... a minha filha decidiu dar-me uma aulinha prática sobre o funcionamento da máquina e não esteve com meias-medidas: apagou todas as fotos! Nem queria acreditar. Sobrou, para fotografar, este restinho de pudim que fiz no domingo, para comer no final do jantar de ontem. Pelo menos ficaram a perceber que cá em casa agradou bastante e que foi o responsável pela folga que dei à minha dieta:)
A receita tirei-a do blog www. lamourdanslassiette.com (aliás, o nome que lhe dei foi uma tradução muito livre do título original "Oeufs au lait").


Ingredientes

- Açucar em caramelo (uso do pronto)

- 1 litro de leite

- 1 vagem de baunilha

- 120 g de açucar

- 5 ovos


Confecção

Untar uma forma de pudim com o caramelo e reservar. A forma não deve ser daquelas fininhas de alumínio, mas própria de ir ao forno. Ferver um litro de leite com a vagem de baunilha (aberta ao meio) e com o açucar, mexendo de vez em quando. Bater com um garfo os cinco ovos inteiros. Juntar o leite quente em fio aos ovos, mexendo sempre (neste ponto, usei a batedeira em velocidade mínima).
Colocar na forma e levar ao forno por 40 minutos, a 150º graus. Deixar ficar mais 10 minutos, com o forno a 140º. Desenformar só quando estiver completamente frio.

Bom apetite.

3 comentários:

kuka disse...

Este pudim fez-me crescer água na boca. Vou fazer brevemente.

Eliana Scaramal disse...

Ai que delícia! As receitas da Bia são sempre tudo de bom. Se pudesse comeria esse pedaço. :)

bia disse...

me deu ate vontade de ir correndo fazer outro !!