terça-feira, abril 24, 2007

QUEQUES DE MAÇA


Ainda bem que amanhã é feriado. Aliás, acho que se devia criar um movimento para lutar por uma folga a meio da semana :)
Bem, quem ler isto deve pensar: "que grande preguiçosa!". Mas não é bem assim. Realmente, este feriado veio mesmo a calhar, pois, hoje, estou estoirada. Depois da insónia da noite passada, vai ser bom ir para a cama sabendo que, amanhã, não vai haver nenhum despertador com um som horrível a acordar-me...
Votando à culinária, seguem-se uns queques de maça, muito bons e, para variar, simples e rápidos de fazer. Em menos de uma hora ficam prontos.
Óptimos para um lanchinho ou para os miúdos levarem para a escola.

Ingredientes

- 150 g de farinha com fermento
- 1 ovo

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

- 1 colher de sobremesa de canela (os que estão na foto, devido a uma distracção minha levaram um pouco mais)

- 1 maça grande partida aos bocadinhos

- 60 g de açucar

- 1,2 dl de leite

- 2 colheres de sopa de manteiga

Confecção
Ligue o forno a 180º.
Misturar a farinha, o fermento e a canela numa taça, com a ajuda de uma colher. À parte bater o leite com o ovo inteiro, adicione à mistura anterior e envolva bem. Adicione de seguida a manteiga derretida (derreto no microondas). Bata tudo muito bem, com uma colher de pau (ou um bocadinho com a batedeira na velocidade mínima), até os ingredientes estarem bem ligados. Corte a maça descascada em bocadinhos e misture-a na massa.
Deite a massa nas forminhas de queque previamente untadas com manteiga (sem as encher) e leve ao forno (180º) mais ou menos 25 minutos.
Tive um rendimento de nove queques, o que parece muito, mas não é!!!!
Bom apetite!

9 comentários:

Cláudia disse...

Olá Goretti, as queques são lindas e bastante práticas de serem feitas. Vou fazê-las em breve. Qual é o feriado de amanhã? De qualquer forma aproveite o merecido descanso. Um beijo.

Geórgia disse...

Uma boa variação, aqui as crianças sempre pedem de chocolate, vou testas esses. Bjs.

bia disse...

adoro tudo que tem maça ! deve estar muito bom ! bj

Eliana Scaramal disse...

Estes vão direto para a lancheira do querubim. :) Goretti querida eu também adoro um feriado. hehehe Bom descanso minha linda!

Natércia disse...

Olá Goretti, esses queques estão uma maravilha, um que delicia já marchava com a fome que eu tenho, um grande beijinho para si e seu filhote bom feriado...Fiel ao Tacho.

bia disse...

Goretti, para tirar a duvida, o creme de leite fresco é a mesma cosia que nata fresca sim. bjs e bom fim de feriado !

Anónimo disse...

Tem correio no Gmail e com certeza já em casa.

Goretti disse...

meninas
Obrigada a todas pelos comentários..

Bia
Obrigada por tirar a minha dúvida

Beijinhos a todas

maria-joão disse...

Vái ser hoje, vai ser hoje... ou amanhã!