quinta-feira, abril 05, 2007

SOUFLÉ DE BACALHAU




Não é dos meus pratos favoritos de bacalhau, mas cá em casa gostam bastante! É fácil, não dá muito trabalho e, para os apreciadores do género, acredito que possa ser uma boa sugestão. Também os mais miúdos comem sem refilar...

Ingredientes para 3 pessoas
- puré de batata q.b
- 3 postas de bacalhau
- 1 cebola grande
- 60 g de queijo emental ralado
- 3 ovos
- bastante azeite
- pão ralado q.b.


Confecção
Cozer o bacalhau e reservar a água da cozedura (pode adicionar à água umas cabecinhas de alho e um raminho de cheiros, para ficar mais apaladado). Separe as gemas das claras, batendo estas últimas em castelo. Preparar o puré da forma habitual, substituindo apenas, na sua feitura, parte da quantidade de leite que se usa pela água de cozer o bacalhau.
Tirar a pele e as espinhas ao bacalhau, colocando-o dentro de um pano bem limpo. Agarrar o pano e esfregar entre as mãos para o bacalhau ficar bem desfiadinho (como para pastéis de bacalhau).
Entretanto, levar ao lume uma panela com bastante azeite, deitar a cebola partida em meias luas fininhas. Deixar refogar até a cebola começar a murchar. Adicionar o bacalhau e envolver bem. Vai-se, então, juntando a água de o cozer, refogando um pouco, de modo que, no fim, fique bastante cremoso.
Junta-se ao puré as gemas, mexe-se. Faz-se o mesmo com o queijo. Segue-se o bacalhau. Envolve-se bem. Finalmente, adicionam-se as claras batidas em castelo, envolvendo.
Unta-se um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de manteiga-se, onde se deita o preparado. Polvilha-se com pão ralado.
Levar ao forno a 180º mais ou menos 25 minutos ou até ficar tostadinho (na parte final pode aumentar um bocadinho a temperatura).

Bom apetite!










3 comentários:

fezoca disse...

hmm, eu gostei muito dessa ideia! pena que aqui nao se acha o bacalhau salgado tao facilmente... beijos e Feliz Pascoa! :-)

Mónica disse...

gostei desta sugestão! mais uma receitinha de bacalhau para a minha listinha "A Fazer"

;-)

Boa Páscoa!

Eliana Scaramal disse...

Adorei essa receita! Ainda tenho bacalhau que restou da páscoa, e adivinha o que vai acontecer com ele?!?! :)