sexta-feira, maio 25, 2007

ARROZ DE COELHO


Há já algum tempo ganhei um livro, num concurso promovido pelo Avental (www.aventalgoumet.blogspot.com). Foi, devo dizer, um prémio bem merecido!!!
Do livro, "Cocina Catalana", já testei algumas receitas, mas cujas fotografias acabaram por resultar impublicáveis (tenho de acreditar na minha filha que diz que o problema não sou eu, mas sim a máquina). Mesmo esta, do arroz, não está perfeita, pois tirei-a ainda o dito não estava completamente seco, como deve ficar. Além disso, estaé uma adaptação, pois o original leva alcachofras, o que eu não consegui encontrar no supermercado perto de minha casa.
Em todo o caso, vou publicar a receita como ela está no livro, devendo, cada um, adaptar as quantidades às suas necessidades.
Resumindo, este é um arroz que vale a pena experimentar!


Ingredientes

- 1 coelho partido aos bocados

- 400 g de arroz

- 3 alcahofras médias

- 250 g de ervilhas

- 1 cebola pequena

- 2 tomates

- 1 dente de alho

- 1 dl de azeite

- açafrão

- 1 1/2 l de água a ferver

- sal e pimenta

- salsa (que tb não coloquei)


Confecção


Ferver em água abundante as alcahofras, escorrer e reservar.
Levar ao lume o azeite e, quando este estiver bem quente, juntar os pedaços de coelho. Quando estiverem dourados, juntar a cebola bem picadinha. Deixar que ganhe alguma cor, adicionando então o alho e os tomates bem picadinhos. Mexer e deixar cozer lentamente. Quando o coelho estiver bem refogado, juntar a água a ferver, tapar e deixar ferver cerca de 30 minutos. Passado este tempo, juntar o açafrão agosto e um pouco de pimenta.
Juntar então as ervilhas e deixar ferver 10 minutos. Segue-se o arroz, deixa-se cozer um pouco antes de se juntarem as alcachofras. Quando o arroz estiver no ponto, polvilhe com salsa picada e deixe descansar uns minutos antes de servir.

Bom apetite!




8 comentários:

Natércia disse...

Arroz de coelho Goretti mande ai um bocadinho.um bjs...Natércia

Joaninha disse...

Mande um bocadinho para mim também :-). Coelho é uma das carnes de que eu mais gosto e o seu arroz está com um aspecto excelente!

Cláudia A. disse...

Que delícia de coelho Goretti, com açafrão deve ficar demais.

Agdah disse...

Você acredita que eu nunca comi coelho??

Eliana Scaramal disse...

Humm e molhadinho, que delícia! Estou sem coelho no freezer mas na próxima comprar vou trazer um pra casa e fazer sua receita.

O Avental disse...

Penso que não estamos no tempo das alcachofras, há-as congeladas, mas deve ser difícil arranjá-las por cá. Parabéns pelo bom uso do prémio :)

um catalão disse...

Sou um fã catalão deste blog e fiquei contente de ver o presente que recebeste Goretti. Si quiserem fazer pesquisa noutras receitas culinárias da Catalunha, podem visitar a web da tv catalã no link Cuines ou tambem no link La cuina de l'Isma que é outro programa de cozinha muito popular actualmente.

Um abraço muito grande para todos (e para a Teresa mais grande ainda, sim? :0)

Goretti disse...

Natércia, Joaninha e Claúdia:
É bastante saboroso, sim!

Agdah
É uma carne que gosto e bastante versátil!

Eliana
Se fizer, espero que gosto!

Avental:
Tb há alcachofras em conserva, mas nem me lembrei... ah, já fiz outras coisas, tudo simples, claro!


Auriol (O CATALÃO)
Já vi os sites, mas vou precisar de tradução:)
Um beijinho e um abraço gd para ti. Mostrei o teu comentário à Teresa e ela deu um sorriso e exclamou: "Ya! Também gosto muito dele"...