segunda-feira, maio 21, 2007

BOLO DE LARANJA DA VÓ GENNY


Não está bonito na foto, mas este bolo, que fiz na passada semana, é óptimo. Super fofinho. Recomendo vivamente a quem gostar de bolo com sabor a laranja. Quem quiser vê-lo bonitinho, pode encontrá-lo no blog de onde eu tirei a receita, o da Eliana (www.scaramal.blogspot.com), que, por sua vez, o retirou do blog da Bia (www.lamourdanslassiettebr.blogspot.com).
Devo dizer que, em ambos os casos, elas embelezaram o bolo com uma cobertura feita com "açúcar extra-fino e um pouquinho de leite", coisa que eu não fiz!


Ingredientes
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 1 1/2 chávena de chá de farinha
- 1/2 chávena de chá de fécula de batata
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 chávena de chá de sumo de laranja
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 5 ovos


Confecção
Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Juntar as duas farinhas e passá-las por uma peneira. Bater bem as gemas, a manteiga e o açucar. Depois, com a batedeira na velocidade mínima, misturar alternadamente as duas farinhas, o fermento em pó e o sumo da laranja, até obter uma mistura homógenea. Misture cuidadosamente as claras batidas em castelo.
Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com açucar. Leve ao forno já quente cerca de 40 minutos (170º). Desenforme quando estiver frio.


Bom apetite!

6 comentários:

Elvira disse...

Mesmo sem cobertura parece delicioso! :-)

Cláudia A. disse...

Também achei que a cobertura não fez falta alguma. O bolo está lindo.

Natércia disse...

O bolo deve estar uma delicia depois vou fazer.um beijinho...Natércia

Eliana Scaramal disse...

Ah não, não posso concordar com você. Achei super bonito o bolo, e essa assadeira que usou é um mimo. Que bom que gostou da receita aqui em casa também foi sucesso. :)

bia disse...

minha avo esta ficando famosa ! ta lindo o bolo, tb adorei a assadeira !

Agdah disse...

Eu tenho aqui umas laranjas que precisam ser usadas e vou aproveitar.