terça-feira, junho 05, 2007

TARTE DE MARACUJÁ


No último fim-de-semana não cozinhei muito, mas, dentro do pouco que fiz, os resultados nem foram muito maus. Infelizmente, parte das fotografias que tirei desapareceram misteriosamente e, as que sobraram, foram mesmo as piores. Enfim! Mas, uma das coisas que fiz, foi para mim uma estreia absoluta: tarte. Nunca tinha feito porque sempre achei que deveria ser bastante difícil. Puro engano! Escolhi uma de maracujá, porque cá m casa sempre gostamos muito e tinha por hábito comprar numa café aqui das redondezas. Ficou óptima de sabor e até de aspecto. A receita tirei-a do blog www.cozinhadavo.blogspot.com
Agora, terei de fazer cheesecake, doce que não aprecio, mas que a minha filha adora e que me pede constantemente para fazer :)


Ingredientes

- 1 pacote e 1/2 de bolacha maria

- 170g de manteiga

- 1 lata de polpa de maracujá

- 1 lata de leite condensado (usei light)

- 1 pacote de gelatina de pêssego

- 1,5 dl de água

- 3 folhas de gelatina incolor


Confecção
Triturar a bolacha na picadora até ficar em pó. Deite num recipiente, junte a manteiga e amasse tudo muito bem até formar uma bola. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e reserve. Deite numa bacia a polpa de maracujá e o leite condensado. Misture bem com a vara de arames.
Entretanto, ferva metade da água e dissolva nela a gelatina de pêssego. Acrescente o resto da água e misture na polpa.
Ponha a demolhar três folhas de gelatina e, depois de escorridas, derreta-as em banho-maria. Misture de imediato no creme que preparou e mexa bem.Verta o creme na tarteira já forrada e leve ao frigorífico até solidificar, de preferência de um dia para o outro.
Bom apetite!

10 comentários:

valentina disse...

Fiquei bem intrigada por esta alquimia: gelantina de pessego e maracujá.Sou louca , apaixonada por maracujá. A tua torta esta linda, com as sementinhas tao queridas.

Elvira disse...

Liiiiiiinda! :-)

Cláudia A. disse...

Amo maracujá, a sua torta está especialmente apetitosa.

Joaninha disse...

Ficou liiiinda, fez-me lembrar uma que uma grande amiga minha faz! Adorei a receita!

Paulo disse...

Olá Goretti,
Muito obrigado pela sua visita, a qual considerei imenso. Vejo que é dona de um excelso blog com receitas muito boas. Esta tarte é divina!
Muito obrigado pelo apoio que me estão a dar no início destas andanças. Com o vosso apoio, sinto-me muito bem. Um enorme beijinho pela simpatia.
Obrigado.
Paulo

Agdah disse...

Quem me dera achar algum maracujá perdido por aqui...

fezoca disse...

Goretti, que torta simplesmente maravilhosa! pena que aqui maracuja eh rarissimo... :-((

beijao pra voce,

Natércia disse...

Goretti devinal não tenho palavras como sempre as suas receitas é de crescer água na boca.um bjs ...Natércia.

Paula19 disse...

Esta eu vou epxerimentar em breve.

claudia tavares disse...

ola, sou nova por estes lados, mas venho muitas vezes dar uma espreitadela nas vossas receitas...que sao uma delicia!!!
Aquelas amigas que queriam arranjar maracujas, tenho-vos a dizer que encontram em qualquer hipermercado, umas latinhas que dizem:POLPA DE MARACUJÀ". bjinhos a todas.