segunda-feira, julho 23, 2007

DOCE DE REQUEIJÃO COM AMENDOA


Quando vi este doce no blog da Elvira decidi logo que o ia fazer cá em casa, mas não por mim que, para ser sincera, detesto requeijão. Fi-lo no fim-de-semana e, tal como esperava, agradou bastante. Até eu, depois do doce estar frio (morno não apreciei), achei bastante bom. Ficou rectangular, pois a massa não cabia na minha forma redonda :)
Vou publicar a receita tal como ela está no blog da Elvira.


Ingredientes

- 0,7 dl de água
- 250 g de açúcar
- 5 gemas + 3 claras
- 25 g de amêndoas moídas
- 200 g de requeijão
- 1 pitada de sal
- manteiga e açúcar para a forma

Confecção
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Escorrer muito bem o requeijão num passador de rede fina, pressionando com a ponta dos dedos para eliminar o líquido. Reservar.
Levar a água a ferver juntamente com o açúcar. Cozinhar em lume médio sem parar de mexer até obter uma calda transparente não demasiadamente espessa (a minha deve ter ficado um bocadinho liquida de mais, mas no final não se notou).
Bater as gemas com o requeijão e as amêndoas moídas. Adicionar a calda em fio sem parar de mexer.
Bater as claras em castelo firme com o sal. Incorporar delicadamente as claras batidas ao preparado anterior.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com açúcar. Transferir o preparado de requeijão para a forma e levar ao forno por 45-50 minutos, a 180ºC.
Polvilhar o doce com um pouquinho de açúcar à saída do forno e deixar amornar.

Servir frio ou levemente morno.

Bom apetite!

14 comentários:

Elvira disse...

Fico feliz por terem gostado. :-)

Beijinhos.

colher-de-pau disse...

Gosto muito de Doce de requeijão com amendoa, e a receita que faço (e que por acaso também está no meu blogue)é um pouquinho diferente.
Essa deve ser igualmente deliciosa...já comia um pedaço!

Natércia disse...

Gorette que maldade é só coisas boas.um bjs Natércia))

semente de sésamo disse...

Tem um aspecto fabuloso!! Vou ter de experimentar!

Eliana Scaramal disse...

As receitas da Elvira são realmente uma maravilha! Ficou lindo e deve ser muito saboroso!

maria-joão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria-joão disse...

Hummm... parece delicioso.

Agdah disse...

Que diferente!!!

Brites disse...

A nossa Elvira como fonte das nossas mais deliciosas inspirações culinárias. Eu adorava fazer este doce, mas com a lista que tenho de sobremesas para fazer... pode ser que lá para o Natal... entretanto, fico aqui a babar com esta receita!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Gostamos muito das tuas receitas. Você não gostaria de fazer parte da lista de anunciantes? É gratuito! Basta nos enviar as receitas de sua preferência, que postamos as mesmas junto com o seu nome e endereço de e-mail.
Nosso site possue mais de 1000 visitantes diários.

Nosso site:
http://www.abcdosalimentos.com

Atenciosamente;
gerencia@abcdosalimentos.com

bruxinha disse...

Ai, que delícia de foto!

Infelizmente não encontro requeijão português pelas minhas bandas... será que dá para fazer com queijo "ricotta"? O sabor é quase idêntico, mas a consistência é um pouco mais mole e menos "crumbled". Já alguém experimentou?
Ou mais alguém tem ideias de um bom substituto para o requeijão?
Gostava tanto de experimentar esta receita!

Goretti disse...

Bruxinha
O melhor é perguntar à Elvira se dá para substituir. Ela é que é a "dona" da receita e tem mais experiência do que eu... :)
beijinhos e obrigado pela sua visita
Goretti

bia disse...

este ja esta na minha lista de urgentes a fazer ! bjs

Vieira Calado disse...

Certamente que eu iria apreciar...