segunda-feira, julho 30, 2007

MASSA COM SALADA FRESCA DE TOMATE


Com este calor apetece pouco comer e, ainda menos, cozinhar. Eu, então, fico num estado terrível, tensão baixa, sonolência, enfim... Sou daquelas a quem o excesso de calor derrota por completo!
Por isso, na cozinha, o que eu quero mesmo é ter pouco trabalho. E esta é uma receita óptima para dias como o de hoje: fresca, rápida e muito saborosa.
Não vou colocar as quantidades, pois faço a olho.

Ingredientes
- massa a gosto
- tomates bem maduros e, de preferência, sumarentos
- gotas de vinagre balsâmico
- azeite q.b.
- manjericão fresco q.b.
- queijo (usei feta, mas pode ser outro a gosto)
- sal e pimenta preta q.b.

Confecção
O ideal é preparar a salada de tomate com umas horas de antecedência para tomar gosto (ou pelo menos uma hora).
Misture, numa tigela, o tomate partido aos quadradinhos, o manjericão picado, as gotas de vinagre balsâmico e regue com um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta e guarde no frigorífico.
Na hora de servir, coza a massa e escorra-a. Misture a massa com o queijo partido aos bocadinhos e com o molho de tomate. Envolva bem e sirva.
Bom apetite!

11 comentários:

Elvira disse...

Ummmmhhh... Tão fresquinha e apetecível! :-)

Cláudia A. disse...

Adoro pratos assim Goretti. É só chegar em casa e já está pronto e delicioso. Beijo.

Agdah disse...

Goretti, obrigada pela informação referente aos "caracóis". Devo confessar que à primeira vista parece um pouco estranho, mas come diz minha mãe: "Tudo é costume..."

Quem me fez rir foi Anna ao responder que os melhores são aqueles que ficam com a cabeça de fora pois aí é só puxá-los com os dedos...

maria-joão disse...

ups...!

Brites disse...

Adoro saladas e nestas noites mais quentes é o que apetece comer.
Deliciosa!

Eliana Scaramal disse...

Amiga sabe que eu sou o contrário o que me derrota é o frio, frio esse que está fazendo aqui esses dias eu fico um lixo! :( Mas sua salada está perfeita!! Um luxo!! :)

Natércia disse...

Goretti bem menina que boa saladinha já comia um pouquinho.um bjs Natércia...

turbolenta disse...

Agora é vai o bom tempo para as cozinheiras: não apetece fazer e como está demasiado calor, aos outros só apetecem saladas.Então: vingança nos tomates,pepinos,tomates,rúculas,rabanetes,etc.Tudo quanto seja verde e fresquinho.
Assim,reduzi, em grande,o tempo de cozinha.
Vamos lá a ver se agora emagreço.
boa semana

Ana de Almeida disse...

Como eu a compreendo Goretti... Eu e o calor tb não nos damos muito bem e a vontade de cozinhar e fazer seja o que for é quase nenhuma ;)
Parabens pela receita, parece-me rapida, facil e bem fresca.

Soraya disse...

As receitas de saladas nunca são demais, e esta faz mesmo o meu género... Vou fazer.

Marizé disse...

È tudo verdade, verão é inimigo do fogão, onde moro, a temperatura tem chegado aos 43 graus, tem sido saladas todos os dias, esta parece deliciosa e ao meu gosto. Parabéns.