segunda-feira, julho 16, 2007

PIZZA DE PESTO E COGUMELOS


Pizza não é coisa que goste muito. Mas, esta, quando a vi, decidi logo que ia fazer porque leva uma coisa que adoro: molho pesto. E, de facto, não me soube nada mal! A receita tirei-a de um livrinho "Tudo sobre farinha", da Nacional. Vou colocar aqui a receita tal como está no referido livro, embora tenha feito a massa na minha máquina de pão. Tambem não segui à riscas as medidas do recheio.

Ingredientes
Massa:
- 300 g de farinha integral (usei da normal)
- 1 colher de chá de açucar
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dl de água morna
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento seco

Recheio
- 200 g de cogumelos frescos laminados (usei de lata)
- 1 colher de chá de tempero orégãos e cebola (usei só orégãos)
- 90 g de queijo mozarella ralado
- 90 g de queijo parmesão ralado
- 1 colher de chá de azeite
- molho pesto q.b. (feito por mim, pois é muito fácil)

Confecção
Massa
Colocar o sal e a farinha numa tigela grande. Num recipiente mais pequeno colocar o fermento com o açucar e um pouco da água morna. Mexa bem e reserve até ficar espumoso. Acrescente esta mistura à farinha, junte o azeite e a restante água. Misture bem até conseguir uma massa macia. Sove-a numa superfície enfarinhada durante cerca de 10 minutos. Coloque, então, a massa numa tigela untada, cubra e reserve num lugar ameno até dobrar o volume.

Montagem
Estenda a massa e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno. Cubra a massa da pizza com o molho pesto. Distribua por cima os cogumelos laminados. Polvilhe com o queijo parmesão e, por cima, com o queijo mozarella. Polvilhe com os orégãos. Regue com o azeite. Leve ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos (180º).

Molho Pesto: Torre num tacho anti-aderente 2 colheres de sopa de pinhões. Pique numa picadora os pinhões com um molhinho de manjericão, dois dentes de alho, sal e um bocadinho de queijo parmesão ralado na altura. Depois junte um fio de azeite, continuando com a máquina a trabalhar, até formar uma pasta.

9 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Ao contrário de você amiga eu amo pizza! E achei tudo de bom e mais um pouco sua receita. Eu nunca comi com esse recheio mais vou testar. :)

Elvira disse...

Adoro piza e nuna me canso de testar receitas diferentes. Essa parece óptima! :-)

Cláudia A. disse...

Adorei Goretti!! Esse molho pesto deu um toque bem especial.

Natércia disse...

Goretti sua pizza me fez crescer água na boca ou é porque gosto muito um bjs Natércia...Já agora eu custumo arranjar o feijão frade-verde aqui onde moro no Seixal.

Agdah disse...

Bem diferente!!!

colher-de-pau disse...

Há uns tempos fiz uma pizza de pesto e tomate com mozarella fresca que ficou deliciosa!
Mas um dia destes tenho de experimentar esta de cogumelos!

Alessander Guerra disse...

Olá vim retribuir sua visita. Muito obrigado e ótima sugestão para um boa pizza.

Quando faço minha massa de pizza entre os ingredientes coloco um toque de pinga, ela fica bem mais leve.

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

DomPaulo disse...

Adoro pizza. Cá em casa sou eu que faço a massa e achei esta maravilhosa. Adoro pizzas e esta está uma delícia!

Anónimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David