sexta-feira, agosto 03, 2007

PUDIM DO FORNO


Andava com saudades de fazer um pudim. Não tenho feito devido às quantidades brutais de açucar e de ovos que regra geral levam e também porque estou há algum tempo sem panela de pressão. A verdade é que ainda não percebi bem como é que se coze um pudim em banho-maria no forno...
Por isso, estava eu há uns dias no supermercado a folhear umas revistas de culinária, quando encontrei este pudim de ir ao forno. Não resisti e cá está ele. Na verdade é bastante bom, com um leve sabor a limão. Só não cresceu muito, porque usei uma forma demasiado grande! Tirei-o da revista "Nova Cozinha Tradicional".

Ingredientes
- 1 colher sopa manteiga
- 250 g de açucar
- raspa de um limão
- sumo de meio limão
- 6 ovos inteiros, mais três gemas (9)
-
Confecção
Derreter a manteiga e numa tigela juntá-la ao açucar, raspa e sumo de limão, os seis ovos inteiros e as três gemas. Bater muito bem durante cerca de 20 minutos.
Untar uma forma redonda com manteiga, polvilhar com farinha e verter para dentro o preparado. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos (190º).
Na revista sugeria que se polvilhasse o pudim com canela, coisa que fiz numa fatia, mas sem gostar muito.
Bom apetite!

7 comentários:

maria-joão disse...

Eu não gosto muito de cozer os pudins em banho maria e por isso os de forno são os meus eleitos.
Mas... bater 20 (vinte) minutos?
Com batedor ou á mão?

Eliana Scaramal disse...

Pudim é meu doce preferido! Ainda tem aí?! :)

Natércia disse...

Goretti que belo pudim já comia um bom bocado.um bjs Natércia...

valentina disse...

goretti, pudim é pecaminoso!! Ai, minhas calorias extras que no momento estão absurdas..

Goretti disse...

Maria João
Foi com a batedeira, mas não é fácil.

Eliana, Natércia e Valentina:
Pudim também está entre os meus doces favoritos.

Beijinhos a todas

Anónimo disse...

Fiquei com a mão cheia de calos de tanto bater esse pudim e ele tambem não cresceu ..
não faça mais isso comigo ...

Verusca

Natália disse...

Olá, o meu nome é Natália e descobri o seu blog por acaso. Andava a explorar as suas experiências culinárias (que me parecem bem deliciosas), quando vejo que deixou de fazer pudins algum tempo por falta de panela de pressão. Resolvi deixar-lhe uma receita muito simples e rápida de fazer no forno, para não ter de prescindir de um doce de que gosta tanto! A minha mãe é que costuma fazer. Basta bater 12 ovos com doze colheres de açúcar e um litro de leite e aromatizar com raspa de limão ou laranja. Leva-se ao forno a cozer a
180/200ºc numa forma untada de caramelo e pronto! Confesso que não sei o tempo exacto mas vá vigiando, não é preciso banho maria nem forma fechada, ela usa daquelas formas de bolo grandes com buraco no meio, já que o pudim fica grandinho.Bom apetite!