terça-feira, setembro 18, 2007

ARROZ DE COGUMELOS


Tinha uns coumelos no frigorífico quase a passarem o prazo de validade, pelo que me lembrei de fazer este arroz, super simples, mas, em minha opinião, muito saboroso. Embora não tenha segredo para ninguém, é uma boa sugestão para aqueles dias em que nada nos vem à cabeça :)

Ingredientes:
- arroz q.b.
- cogumelos frescos q.b.
- 1 cebola pequena
- meio cubo de caldo de carne (facultativo)
- azeite q.b.
- sal q.b.

Confecção:
Lavar muito bem os cogumelos, cortando-os depois em lâminas. Colocar a quantidade de água suficiente ao lume (o dobro da medida do arroz), de modo a ferver, podendo, se o desejar, juntar o cubo de caldo de carne. Entretanto, levar a cebola a refogar em azeite e, quando começar a lourar, juntar os cogumelos bem espremidos. Mexer e deixar refogar uns minutos. Junte depois o arroz, mexa e deixe refogar mais um pouco. Adicionar a água a ferver, suficiente para que o arroz coza. Retificar os temperos, deixar cozer em lum brando até o arroz estar seco. Sirva de seguida.
Bom apetite!

15 comentários:

Elvira disse...

Na minha casa, os cogumelos também levam muitas vezes esse destino (como somos fanáticos por culinária, temos o vício de comprar coisas frescas desalmadamente sem pensar que se podem estragar se não as usarmos no prazo de frescura; felizmente que surgem ideias como estas, porque detesto estragar).

Tem boa pinta, o seu arrozinho! ;-)

Beijinhos.

Marizé disse...

Que belo prato. Òptima sugestão para um fresco que passa tão rapidamente do prazo, sem duvida!
Beijocas

risonha disse...

adorei... e eu ando com um resto de uma embalagem de cogumelos no frigorífico que têem que ser usados o quanto antes. acho que vou fazer esta receita.

Natércia disse...

Que maravilha o seu arroz devia estar 5 estrelas.um bjs Natércia))

bia disse...

que delicia, um prato rapido e gostoso ! bj

bruxinha disse...

Já tinha lido a receita ontem, e hoje ao almoço fez-se luz: ainda tinha um resto de cogumelos a precisar de ser usado, um resto de arroz e meia embalagem de crème fraîche, que mais um dia no frigorífico e de certeza que se estragava... Cheia de fome e com pouco tempo, nem pensei duas vezes! Como não tenho (ainda) um blogue culinário, deixo aqui a minha variação desta receita, para quem quiser experimentar!
Primeiro refoguei alho e cebola em azeite, juntei os cogumelos cortados em lâminas e deixei refogar por uns minutos até estarem quase prontos. De seguida juntei o arroz e deixei refogar mais um bocadinho para aquecer bem. Por fim, juntei a crème fraîche; para dar mais algum sabor ainda acrescentei uma colher de sopa bem cheia de "Chavroux", mexi bem e deixei apurar. Uma pitadinha de sal, pimenta q.b. e voilà! Um almoço delicioso e rapidíssimo! Não só a preparar como também a comer, estava tão esfomeada que nem fotografia tirei... O arroz ficou cremoso, com aspecto de risotto. Acabei de comer e vim logo aqui publicar esta experiência, que de certeza vou repetir, e não só com restos... ;-)

(PS: O "Chavroux" é um queijo para barrar, tipo Philadelphia, mas que é feito com leite de cabra! É uma delícia, muito suave, mesmo para quem não aprecia muito o sabor dos queijos de cabra. A versão que eu usei foi a que tem ervas aromáticas, mas também há só "branquinho".)

Lídia disse...

Uma óptima e deliciosa solução. Eu costumo fazer bulgur com cogumelos. Hei-de experimentar com arroz.
Beijos

colher-de-pau disse...

Também costumo fazer arroz de cogumelos!
Á s vezes é uma maneira de não os deixar estragar!
Fica muito bom!

Eliana Scaramal disse...

Aqui na minha mesa vai fazer sucesso!! Delícia!!

turbolenta disse...

Nunca me tinha lembrado de os juntar ao arroz. Achei uma óptima ideia.
boa semana

Cronista Ocasional disse...

Tem óptimo aspecto. Já experimentou açorda? (se forem selvagens melhor ainda)

Agdah disse...

Eu adoro cogumelos e principalmente em arroz.

Cláudia disse...

Goretti, estou com muita vontade de fazer arroz com cogumelos e sua receitinha veio na hora certa. Uma delícia.
bjs

Goretti disse...

A todas obrigado pelos comentários e pela amizade.

Bruxinha
Em breve testarei a sua receita. Obrigado pela dica

Beijinhos a todas

Anónimo disse...

Ando sempre a visitar blogs de receitas quando me falta a imaginação do que fazer para jantar. Dei de caras com este arrozinho e achei que devia de fazer uma sugestão. Faço-o tal e qual como tu, mas ao invés da cebola utilizo alho francês em rodelas... fica... nham, maravilhoso! Continuação de bons cozinhados e de um óptimo dia!

Patrícia, uma vagabunda pela blogosfera :D