terça-feira, outubro 09, 2007

BOLO DE BANANA


Há já alguns anos, a minha irmã fez um bolo de banana que, ainda hoje, é recordado. Infelizmente, ela perdeu a receita e não se lembra como se faz. Ao longo deste tempo fui testando algumas receitas de bolo de banana e todas com o mesmo resultado: péssimo!
Até que um dia destes vi esta receita no delicioso blog da Agdá. Decidi que haveria de o fazer e foi para o forno este fim-de-semana. Só posso dizer que o resultado foi excelente, apesar de "ainda não ser o tal bolo". Mesmo a minha filha que ultimamente com a mania que não gosta de nada que leve banana, testou sem saber de que era feito, e só a ouvi exclamar: "Está óptimo"!
Fiz algumas pequenas alterações que estão a negro.

Ingredientes:
- 1 1/3 de uma chávena de (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento
- 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 chávena (chá) de banana amassada (usei uma banana grande partida aos bocadinhos)
- 3/4 de chávena de chá de açúcar (usei uma cheia)
- 1 colher (chá) de extracto de baunilha
- 2 colheres de azeite
- 1/4 colher (chá) de noz-moscada (não usei)
- 1/4 colher (chá) de canela em pó (1 colher de chá cheia)
- 1 ovo (usei 2)

Confecção:
Agora vou transcrever a receita tal e qual a Agdá escreveu no seu blog. Espero que não se importe!
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda rasa e forre o fundo com papel vegetal. Unte levemente o papel com manteiga. Com um batedor de arame, misture a farinha, o fermento e bicarbonato. Na batedeira eléctrica, forme um creme com a banana amassada, e os outros ingredientes. Misture bem. Junte a mistura de farinha reservada e coloque na forma já preparada. Asse por 30 min, ou até que o palito saia limpo. Desenforme 10 minutos, após sair do forno. Remova o papel manteiga cuidadosamente.
Bom apetite!

10 comentários:

Natércia disse...

Goretti o bolo deve estar uma maravilha ando mesmo com vontade de fazer um bolo com banana.um bjs Natércia))

maria-joão disse...

Ooh... hoje não consigo ver as imagens...

maria-joão disse...

Ooh... hoje não consigo ver as imagens...

Nani do Paulo disse...

Goretti que bolo maravilhoso! Adoro bolo de banana, hummmmm
Olha e quanto ao meu macarrão ele não fica com gosto forte de requeijão, ele se mistura com o molho de tomate e com a água. Na minha opinião se forma um novo sabor! Faça você vai gostar! Beijos

maria-joão disse...

Lindo o bolinho!
Uhmmm, como deve ser delicioso.

Laurinha disse...

Que delícia de cozinha Goretti, tem muitas delícias aqui! Virei mais vezes!
E este bolo, muuuuuuuuuuito bom!
Beijinhos,

Marizé disse...

Esse bolo parece-me ser mesmo muito bom. Eu comecei a aperciar banana nos doces há pouco tempo e pela necessidade de usar bananas maduras demais, tenho testado varias receitas e a minha preferida está postada no "Tachos".
Beijocas

Geórgia disse...

Quando as crianças comem e fazem elogios como este, é sinal que o bolo é uma delícia, pois elas têm o paladar mais exigente que já vi! Bjs.

moonlight73 disse...

Já me senti tentada a fazer bolo de banana, mas ainda não calhou. Calculo que seja fofinho. Bjs

Brites disse...

É isto mesmo!
Ando à procura de uma receita de bolo de banana, pois tenho aqui umas a "passar o prazo" e vou copiar!
Beijinhos.