sexta-feira, novembro 23, 2007

COMIDAS DA ELIANA

Esta foi uma semana muito corrida, com quase nenhum tempo para a cozinha. Mas, para não estar a repetir sempre as mesmas coisas, socorri-me do blog da querida Eliana e, de lá, tirei este puré de batata, que ficou muito bom, e um bolinho, que apesar de não me ter corrido na perfeição (decidi fazê-lo numa forma amovível e começou a verter o caramelo, assim como a massa), como podem ver pela foto, estava muito bom de sabor. Cá em casa foi tudo aprovado!!!!
Então aí vai

NHOQUE DE BATATA


Ingredientes
- Puré de batata (compro sempre do congelado)
- molho de tomate (tinha um resto congelado)
- 1 gema de ovo
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão
- manteiga q.b.
- sal
- queijo mozarela

Confecção
Fiz o puré conforme as instruções da embalagem, mas, no final adicionei a gema de ovo, um bocadinho (muito pouco) de manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexi bem e temperei com um bocadinho de sal e uma pitada de noz-moscada. Coloquei o puré numa travessa de ir ao forno, cobri com o molho de tomate e polvilhei generosamente com queijo mozarela. Cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno pré-aquecido (180º) mais ou menos 20 minutos. Muito bom...

BOLO INVERTIDO DE MAÇÃ


Ingredientes
- 2dl de iogurte natural
- 4 ovos
- 2 chávenas (chá) de farinha
- 1 chávena (chá) de açúcar
- 1 dl de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 maçãs cortadas de meia-lua finas (usei reineta)
- canela q.b.
Para a calda:

- 1 chávena (chá) de açúcar
- 2 dl de água quente

Confecção

Comece por fazer a calda, levando o açucar ao lume moderado até começar a ficar castanho. Junte a água quente e deixe ferver até dissolver todos os torrões de açúcar. Retire do forno e coloque por cima das maçãs dispostas na assadeira e polvilhadas com canela.
Entretanto, bata bem, em primeiro lugar, os ingredientes liquidos e em seguida os secos (reservando o fermento). Bata bem até a massa ficar bem lisinha. Junte o fermento e envolva suavemente. Coloque a massa com bastante cuidado sobre as maçãs e leve ao forno pré-aquecido (180º) cerca de 30 minutos(faça o teste do palito). Retire o bolo da assadeira ainda morno.

10 comentários:

Marizé disse...

Eu fico furiosa quando isso me acontece com os bolos, o forno todo sujo a cozinha cheia de fumo, huf!!

Mas está com óptimo aspecto, e maçã e caramelo é do melhor que há.

Beijocas

Flor de Sal disse...

Eu tenho a mania de colocar massa a mais para dentro da forma. Depois a massa começa a crescer e tás a ver o resultado!!!!
Concordo com a Marizé! Está tudo com optimo aspecto!!!

Flor de Sal disse...

Eu tenho a mania de colocar massa a mais para dentro da forma. Depois a massa começa a crescer e tás a ver o resultado!!!!
Concordo com a Marizé! Está tudo com optimo aspecto!!!

anna disse...

A quem é que ainda não aconteceu a massa do bolo transbordar???
Fico tão furiosa que só me apetece deitar o fogão pela janela... lol
Gostei mesmo assim!
Beijinhos.

Laurinha disse...

Uma vez, o bolo cresceu, cresceu, e começou a transbordar, sabe que até era uma imagem linda, com a lâmpada do forno acesa e aquele bolo vertendo da forma, mais pareceia a lava de um vulcão - era bolo de chocolate...
Enfim, todas temos uma historinha pra contar...

Este purezinho ficou ótimo, hein!
E a torta, adoro!!!

Beijinhos,

Natércia disse...

Minha querida adorei tudo já te disse que tudo que se coma eu gosto.um beijo Natércia...

Daninha disse...

Oi, te vi na lista do amigo secreto de blogs de comida e passei pra conhecer seu blog.

Voltarei sempre, beijinhos.

Daninha
http://cinebistrot.blogspot.com/

Eliana Scaramal disse...

Goretti que bom que gostou da receita amiga, fiquei triste pelo ocorrido sabe que nem me passou pela cabeça falar no post que não pode colocar em fôrma com aro removivel, foi uma falha minha, me perdoe amiga?! Mas o importante é que no final você gostou, e o bolo esta tão lindo!!

laila disse...

ah são esses incidentes q nos fazem aprender né não?
aposto q ninguem reclamou e todo mundo se fartou!!!
bjos

Suzana disse...

Depois de começarmos a comer já ninguém se lembra das chatices - mas que na altura dá vontade de gritar lá isso dá!

bjs