terça-feira, novembro 27, 2007

PASTA NO FORNO COM TOMATE E MOZARELLA



Adoro massas. De qualquer maneira!!! Por isso, aqui há uns tempos decidi comprar um livro do Jamie Olivier, cujos programas não aprecio muito, mas porque era sobre cozinha italiana! Desse livro ("Jamie Olivier - Cozinha na Itália", da editora Civilização) já fiz este prato, cujo resultado apreciei bastante. Vou colocar a receita com as quantidades que vêm referidas no livro, embora as tenha adaptado às necessidades cá de casa.

Ingredientes
- sal e pimenta preta q.b.
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho laminados
- 1 ou 2 malaguetas secas picadas (não usei)
- 1,5 kg de tomates maduros ou três latas de 400 g cada de tomate em calda
- folhas de manjericão
- 400 g de orecchiette (usei penne)
- 4 mãos cheias de parmesão ralado na hora
- 3 bolas de mozzarela

Confecção
Cozer a massa, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, deite numa panela azeite, a cebola, o alho e a malagueta e refogue em lume brando até a cebola ficar transparente. Se usar tomates frescos, tire a pele e as sementes epique-os grosseiramente. Deite os tomates frescos ou de conserva (usei de conserva) ao refogado de cebola e junte um copo pequeno de água. Coza em lume brando cerca de 20 minutos, depois de levantar fervura. Passe-os por um liquidificador. Adicione, então, as folhas de manjericão, umas gotas de vinagre, pimenta e rectifique os temperos. Leve ao lume ate voltar a ferver.
Depois da massa cozida e escorrida, adicione um pouco de molho do tomate e uma mão cheia de parmesão e envolva bem. Unte um tabuleiro que possa ir ao forno com um pouco de azeite e, nele, ponha uma fina camada de massa. Cubra com molho de tomate, polvilhe bem com o parmesão ralado e uma camada de mozarella partido às fatias finas. Repita as camadas por esta ordem, acabando com uma boa camada de queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 15 a 20 minutos (200º).

Bom apetite!!!

7 comentários:

witchie disse...

Hmmmm... Delícia! Não há nada melhor nesse frio do que uma massa quentinha, a sair do forno, com o queijo a borbulhar! :)

pipoka disse...

Adoro massa e as receitas do Jamie Oliver são muito boas! Essa massa está mesmo a rir para mim!

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana disse...

Meu deus Goretti, este é o tipo de comida que me deixa maluca!!! Era bem capaz de comer essa travessa inteirinha, a sério! E se a massa está a sorrir para a pipoka,a mim está a piscar-me o olho! ;)
Bjs

Eliana Scaramal disse...

Senhor que encanto minha amiga?!?! Adorei!!

Laurinha disse...

Esta receita é especial mesmo, ficou lindo, hein! e não deixa de ser, 'simplesmente', massa, tomate e queijo, né não!
Beijinhos,

DomPaulo disse...

Mais uma maravilha amiga!
Posso servir-me?
Beijinhos