quarta-feira, dezembro 05, 2007

BACALHAU COM BROA


Andava há muito, mas muito tempo, para testar esta receita publicada no blog da Cristina, o que acabou por acontecer no último domigo. Levei-o para a mesa um bocadinho a "medo" pois, cá em casa, têm uma certa aversão a tudo o que leva pimento! Mas, espanto dos espantos, gostaram muito, incluindo a miúda, e até disseram que teria de o fazer mais vezes! Fiz metade da receita publicada no referido blog e vou publicar como a Cristina o fez, para que nada falhe. Só espero que a Cristina não leve a mal o plágio!
Ah, a foto foi o que sobrou!!!!

Ingredientes
- Uma broa de 1 kg
- 2 lombos de bacalhau (para a próxima ponho mais um bocadinho)
- Menos de metade de um pimento vermelho cortado em tiras
- 100 gr. de bacon em tiras
- Azeite, alhos, pimenta
- Coentros
- 1 cebola grande
- Sumo de 1/2 limão
- 2,5 dl de leite

Confecção:
Aí vai a cópia do blog da Cristina: demolha-se préviamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite temperado com o sumo do limão e com a pimenta. Desfaz-se o miolo da broa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A broa deve ficar ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada.
Desfaz-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas e reserva-se o leite em que demolhou. Junta-se o leite em que o bacalhau demolhou à brôa e mistura-se bem. Refoga-se a cebola e 2 ou 3 dentes de alho picados, e junta-se os pimentos, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 20 minutos.
Numa travessa untada com azeite deita-se metade da brôa, a mistura do bacalhau e coloca-se a restante brôa por cima deste. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar. Serve-se com salada.

12 comentários:

DomPaulo disse...

Adoro bacalhau com broa!
Então este está maravilhoso!
Beijinhos

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

O maridão adora bacalhau com broa...este está lindo ....beijinhos doces

Marizé disse...

Goreti, eu sou fã de bacalhau com broa, adorei esta receita.

Beijocas

Eliana Scaramal disse...

Sabe que quero fazer uma broa dessas aqui, pois nunca vi nas padarias. E me parece muito saboroso. Está demais seu prato amiga!

bia disse...

estou mesmo procurando uma receita de bacalhau, tenho que começar pela broa, gostei desta ! bjs

Mucha disse...

Esta receita é diferente da minha. parece-me muito boa. já guardei! Para a próxima, vou fazer assim!

maria-joão disse...

O que é broa?

Goretti disse...

Maria João

Broa é pão de milho...

pipoka disse...

Adoro bacalhau de qualquer maneira, mas esta receita é uma das minha favoritas!

bjs

anna disse...

Bem diferente do meu bacalhau com broa... Tenho de experimentar o teu.
Beijinhos.

Nani do Paulo disse...

Eu nunca comi bacalhau com broa, mas já babei em vários blogs nessa receita. A sua está linda, deve estar uma delícia!
Beijos

moonlight disse...

Já comi bacalhau com brôa mas era diferente. Este parece-me bem melhor, enquanto lia a receita já me imaginava a fazê-lo. Adorei!
Bjs