terça-feira, maio 29, 2007

PESCADA EM MOLHO DE SALSA




Esta vai ser a receita com que vou participar na COLHER DO TACHO, esta quinzena dedicado ao rei peixe. É uma receita muito simples, mas, em minha opinião, muito saborosa. Fácil e rápida de fazer, é uma forma diferente de preparar a pescada, peixe que nem toda a gente aprecia. A receita, segundo penso, tirei-a há muitos anos daqueles panfletos que o Pingo Doce costumava distribuir quando promovia determinados produtos.


Ingredientes:

- 4 postas de pescada

- 2 cebolas grandes

- 1 bom ramo de salsa

- manteiga

- azeite q.b

- sal e pimenta


Confeccção

Forre o fundo de um tacho de fundo anti-aderente com salsa picada. Cubra com a cebola cortada em meias-luas fininhas e espalhe por cima umas nozinhas de manteiga. Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque no tacho, de forma a que as postas não se sobreponham. Regue com um fio de azeite. Tape o tacho e leve a lume forte durante três a quatro minutos. Reduza o lume para o mínimo e deixe continuar a cozinhar por mais dez a 15 minutos, sempre com o tacho tapado. Abane de vez quando, para não agarrar. Findo este tempo, destape, rectifique os temperos e se vir que precisa de mais molho, adicione um pouco de água.


Bom apetite

domingo, maio 27, 2007

TRISTEZA... O BELENENSES PERDEU!

















Hoje, tal como tinha prometido, lá fomos ver a final da Taça de Portugal. Pena que o Belenenses tenha perdido. A minha Teresa, uma sócia ferrenha do clube de Belém, ficou triste, de lágrima no olho e com um mau humor... de se fugir dela!!! Mas penso que quando esta tristeza passar, ela irá recordar o dia de hoje com alegria. A festa foi bonita e tomara que o Belenenses no futuro tenha muitas assim. Já agora contra o Benfica...

Ah, se quiser ver melhor as fotos é só carregar nelas que ampliam!

sexta-feira, maio 25, 2007

ARROZ DE COELHO


Há já algum tempo ganhei um livro, num concurso promovido pelo Avental (www.aventalgoumet.blogspot.com). Foi, devo dizer, um prémio bem merecido!!!
Do livro, "Cocina Catalana", já testei algumas receitas, mas cujas fotografias acabaram por resultar impublicáveis (tenho de acreditar na minha filha que diz que o problema não sou eu, mas sim a máquina). Mesmo esta, do arroz, não está perfeita, pois tirei-a ainda o dito não estava completamente seco, como deve ficar. Além disso, estaé uma adaptação, pois o original leva alcachofras, o que eu não consegui encontrar no supermercado perto de minha casa.
Em todo o caso, vou publicar a receita como ela está no livro, devendo, cada um, adaptar as quantidades às suas necessidades.
Resumindo, este é um arroz que vale a pena experimentar!


Ingredientes

- 1 coelho partido aos bocados

- 400 g de arroz

- 3 alcahofras médias

- 250 g de ervilhas

- 1 cebola pequena

- 2 tomates

- 1 dente de alho

- 1 dl de azeite

- açafrão

- 1 1/2 l de água a ferver

- sal e pimenta

- salsa (que tb não coloquei)


Confecção


Ferver em água abundante as alcahofras, escorrer e reservar.
Levar ao lume o azeite e, quando este estiver bem quente, juntar os pedaços de coelho. Quando estiverem dourados, juntar a cebola bem picadinha. Deixar que ganhe alguma cor, adicionando então o alho e os tomates bem picadinhos. Mexer e deixar cozer lentamente. Quando o coelho estiver bem refogado, juntar a água a ferver, tapar e deixar ferver cerca de 30 minutos. Passado este tempo, juntar o açafrão agosto e um pouco de pimenta.
Juntar então as ervilhas e deixar ferver 10 minutos. Segue-se o arroz, deixa-se cozer um pouco antes de se juntarem as alcachofras. Quando o arroz estiver no ponto, polvilhe com salsa picada e deixe descansar uns minutos antes de servir.

Bom apetite!




segunda-feira, maio 21, 2007

BOLO DE LARANJA DA VÓ GENNY


Não está bonito na foto, mas este bolo, que fiz na passada semana, é óptimo. Super fofinho. Recomendo vivamente a quem gostar de bolo com sabor a laranja. Quem quiser vê-lo bonitinho, pode encontrá-lo no blog de onde eu tirei a receita, o da Eliana (www.scaramal.blogspot.com), que, por sua vez, o retirou do blog da Bia (www.lamourdanslassiettebr.blogspot.com).
Devo dizer que, em ambos os casos, elas embelezaram o bolo com uma cobertura feita com "açúcar extra-fino e um pouquinho de leite", coisa que eu não fiz!


Ingredientes
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 1 1/2 chávena de chá de farinha
- 1/2 chávena de chá de fécula de batata
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 chávena de chá de sumo de laranja
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 5 ovos


Confecção
Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Juntar as duas farinhas e passá-las por uma peneira. Bater bem as gemas, a manteiga e o açucar. Depois, com a batedeira na velocidade mínima, misturar alternadamente as duas farinhas, o fermento em pó e o sumo da laranja, até obter uma mistura homógenea. Misture cuidadosamente as claras batidas em castelo.
Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com açucar. Leve ao forno já quente cerca de 40 minutos (170º). Desenforme quando estiver frio.


Bom apetite!

domingo, maio 20, 2007

QUEQUES DE CHOCOLATE


Depois de uns dias sem internet em casa, voltei, finalmente a poder ligar-me à rede. Daí esta minha pequena ausência. Tenho algumas coisas para colocar aqui, mas para já fica uma receita de queques de chocolate que fiz hoje para o lanche da minha filha e que estão... a voar.


Ingredientes:

- mais ou menos 25 g de chocolate em pó

-150 g de açúcar

- 150 g de farinha

- 2 colheres de sopa cheias de manteiga

- Raspa de uma laranja (facultativo)

- 3 ovos

- 1 colher sobremesa de fermento em pó


Confecção

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione depois os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. De seguida, junte a farinha, o chocolate em pó e a raspa de laranja. Continue a bater até obter um creme bem fofo.
Coloque a mistura em forminhas de papel, levemente untadas com manteiga.
Leve ao forno, já quente, 20 a 25 minutos (180º).

Bom apetite!

segunda-feira, maio 14, 2007

MASSA GOSTOSA


Esta é uma massa que gosto muito. Daí o nome com que a baptizei, pois, para dizer a verdade, não me lembro de onde tirei a receita, nem qual é o seu nome original. Além disso, é muito simples e rápida de fazer. Não vou postar as quantidades, pois faço sempre a olho.


Ingredientes

- massa a gosto

- tomates maduros

- dentes de alho

- queijo feta aos cubinhos

- 1 molho de manjericão

- alecrim q.b.

- azeite q.b.

-sal q.b.

- pimenta preta q.b.


Confecção:

Cozer a massa consoante as instruções da embalagem. Enquanto isso, cortar os tomates em gomos e salpicá-los com alecrim picado e alho picado. Temperar som sal e regar com azeite. Levar ao forno por 30 minutos ou, então, levar ao microondas a 600º por 3 a 4 minutos (é o que eu faço).
Na picadora, misturar azeite, manjericão e 1 dente de alho.
Depois de tudo pronto, misturar a massa com a pasta de azeite e manjericão, os tomates assados e o queijo feta. Servir...

Bom apetite!



quinta-feira, maio 10, 2007

terça-feira, maio 08, 2007

BIFE COM MOLHO DE MOSTARDA


Este molho, apesar de pouco "light", é bastante bom. Fácil e rápido de fazer é sucesso garantido!


Ingredientes para 4 pessoas

- 4 bifes

- 1,2 dl de vinho branco

- 2 colheres de sobremesa de mostarda em grão

- 1 pacote de natas frescas ( 200 ml)

- sal q.b

- manteiga q.b.


Confeccção

Leve a a manteiga a aquecer na frigideira, junte o bife e deixe-o cozinhar, até estar a gosto. Retire-o para um prato, tendo o cuidado de o manter quente.
Deite na mesma frigideira o vinho branco, a mostarda e as natas e mexa, raspando bem o fundo da frigideira. Leve a ferver, mexendo, e depois reduza o lume. Deixe ficar mais um minuto. Tempere a gosto. Deite o molho sobre os bifes e sirva.

Bom apetite!

sexta-feira, maio 04, 2007

COELHO ASSADO NO FORNO


O coelho confeccionado desta forma fica bastante saboroso. Esta é uma receita que a minha mãe costuma fazer e que gosto muito. O dela, admito, fica bem melhor do que o meu. Mas a minha mãe tem "argumentos" que não tenho: além de cozinhar bem, tem ainda um forno de lenha onde, tudo o que é assado, fica óptimo e muito melhor do que num forno vulgar, como aquele que tenho aqui em casa.

Ingredientes

- coelho (inteiro ou partido aos bocados)

- alho (bastante)

- 1 colher de sobremesa de colorau

- 1 cebola

- 1 copo de vinho branco

- 1 folha de louro

- azeite q.b.

Confecção

Começar por esfregar o coelho com o alho e azeite. Colocá-lo num pirex próprio de ir ao forno. Cobri-lo com a cebola partida em meias luas finas, mais alho picado, o colorau e a folha de louro patida aos bocadinhos. Regá-lo com o vinho branco e mais um pouco de azeite.
Deixar o coelho nesta marinada bastantes horas (de preferência de um dia para o outro).
Levá-lo ao forno até estar cozinhado (não me lembro quanto tempo levou, mas foi pouco mais de uma hora).
No final, passar o molho que se formou pela varinha mágica. Regar o coelho com esse molho e servir.
Bom apetite!