terça-feira, junho 26, 2007

PASTÉIS DE ATUM


O cansaço continua e a falta de paciência também, o que se reflecte em tudo o resto. Acho que, neste momento, só mesmo uns dias de férias são capazes de resolver este "problema". Por isso, na cozinha tem imperado a lei do menor esforço. Tudo muito, mas muito, simples, rápido e pouco trabalhoso. Como estes pastéis de atum que, apesar de tudo, não são uma má solução. Acompanhados de uma boa salada vão bastante bem. Nos da foto faltou a salsa (não tinha em casa), mas que aconselho a colocar.

Ingredientes:
- 4 batatas médias
- 2 latas de atum
- 1 cebola média bem picadinha
- 1 cenoura média
- 1 raminho pequeno de salsa picada
- 2 ovos
- pão ralado
- sal q.b.
- óleo para fritar

Confecção
Cozer as batatas em água temperada com sal. Quando prontas, escorrer a água e desfaze-las grosseiramente com um garfo.
Escorrer bem o óleo das latas de atum, lascando-o com um garfo para uma tigela. Juntar a cebolinha picada, a cenoura ralada, a salsa picada e o puré de batata. Misture muito bem os ingredientes à mão ou com a ajuda de uma colher.
Forme então os pastéis, passando-os de seguida por ovo batido e pelo pão ralado. Leve-os uns minutos ao frigorífico (mais ou menos 20 a 30 minutos).
Passado esse tempo, frite-os em óleo quente, até estarem dourados de ambos os lados.
Escorra bem o óleo e sirva com uma salada!
Bom apetite!

quarta-feira, junho 20, 2007

BIFES DE CEBOLADA


Hoje foi um daqueles dias em que cheguei a casa cansada, sem grande vontade de cozinhar (e sobretudo de arrumar o que se suja), sem ideias, mas com uma esfomeada para alimentar. Tinha deixado uns bifes a descongelar, mas não me estava a apetecer grelhá-los ou fritá-los. Lembrei-me então de faze uma cebolada, o que já não fazia há muito, apesar de gostarmos bastante. E parece que foi uma boa ideia.

Ingredientes:

- 2 bifes (eram grandes, pelo que os parti)
- três tomates médios, bem maduros, sem peles e sementes
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- azeite
- 1 raminho de salsa
- 1 folha de louro
- sal e pimenta q.b.

Confecção

Temperar os bifes com sal , pimenta , alho picado e o louro .
Numa panela de fundo grosso, deita-se azeite e faz-se uma camada de cebola partida em meias-luas finas, o tomate partido aos bocados e aa carne. Repetem-se as camadas até acabarem os ingredientes. Coloca-se na panela o ramo de salsa (se o tomate não for bem maduro, pode-se acrescentar uma colher de sopa de polpa de tomate).
Tapa-se o tacho e deixa-se ferver em lume brando, abanando a panela de vez em quando. Deixa-se ferver mais ou menos 20 a 25 minutos. Antes de desligar o fogão, retifique os temperos.

Bom apetite!

domingo, junho 17, 2007

BOLO DE ABÓBORA E CHOCOLATE


Este é um bolo delicioso que faço de vez em quando e que, cá em casa, toda a gente adora. Até eu, não lhe consigo resistir. O único senão é que não cresce muito.
Aí vai a receita.

Ingredientes
- 1 1/2 chávena de chá de farinha

- 1 chávena de chá de açúcar

- 2 ovos

- 1 chávena de chá de abóbora cozida e bem escorrida

- 1 colher de chá de canela em pó

- 1/2 colher de chá de noz moscada

- 1/2 chávena de chá de óleo

- 1 colher de chá de bicarbonato

- 3/4 de chávena de chá de chocolate de barra (uso de cozinha, que ralo)


Confecção

Junte a farinha, o açúcar, os ovos , a abóbora, a canela, a noz moscada e o óleo. Bata um pouco para os ingredientes se agregarem bem. Adicione o bicarbonato e o chocolate ralado, mexendo mais um pouco, para envolver bem.
Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 a 40 minutos (faça o teste do palito).

Bom apetite!

quarta-feira, junho 13, 2007

ESTUFADO DE GALINHA COM FEIJÃO


Aproveitando o feriado de Sto António, ter mais tempo para estar na cozinha, assim como um resto de feijão patola e de galinha caseira que tinha no congelador decidi fazer este prato que, apesar de na fotografia não ter grande aspecto, estava muito bom. A minha filha, sobretudo, adora, não pela carne, mas pelo feijão...


Ingredientes

- galinha partida aos bocados (ou coxas de frango)

- feijão patola (pode ser feijão branco)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 copo de vinho branco

- 2 copos de caldo de galinha

- 1 colher de sopa de rosmaninho fresco

- azeite

- sal e pimenta


Confecção
Coze bem o feijão e reservar.
Aquecer o azeite. Junta-se a galinha, virando de vez em quando, até a a carne alourar. Tempere com sal e pimenta. Adiciona-se a cebola e o alho picado, deixando amolecer. De seguida, junte o vinho branco e o caldo de galinha, mexendo bem. Quando começar a ferver, é a vez do rosmaninho entrar na panela. Reduza o lume e deixe ferver, com a panela tapada, até a carne estar tenra.
Uns cinco minutos antes de desligar o fogão, adicione o feijão.

Bom apetite!

sábado, junho 09, 2007

LOMBINHOS COM CERVEJA


Tinha no congelador uns lombinhos de porco sem saber muito bem que destino lhes haveria de dar. Depois de pesquisar na net e de algumas hesitações, acabei por escolher esta receita que tirei do sapo.pt . Não me arrependi. Ficaram verdadeiramente bons e , cá em casa, gostaram bastante. São simples e rápidos de fazer, o que também é importante!


Ingredientes

- 2 lombinhos de porco

- 3 dl de cerveja preta

- 2 dl de mostarda em molho (não sei se usei esta medida, pois pus a olho)

- 1 folha de louro

- 1 colher de café de colorau

- 2 colheres de sopa de banha de porco

- sal q.b

-1 cebola

- 2 dente de alho


Confecção
Barre os lombinhos com o molho de mostarda e ate com fio de cozinha. Deixe-os a marinar algumas horas ( 2 a 3) temperados com sal, pimenta, cerveja preta, cebola e alho picados, colorau e louro.
Leve ao lume a banha de porco e aloure os lombinhos. Transfira-os para um tabuleiro de ir ao forno e junte a marinada. Leve a assar durante 30 a 40 minutos a 190ºC.
Antes de servir, triture o molho que se formou e regue com ele a carne.

Bom Apetite!

terça-feira, junho 05, 2007

TARTE DE MARACUJÁ


No último fim-de-semana não cozinhei muito, mas, dentro do pouco que fiz, os resultados nem foram muito maus. Infelizmente, parte das fotografias que tirei desapareceram misteriosamente e, as que sobraram, foram mesmo as piores. Enfim! Mas, uma das coisas que fiz, foi para mim uma estreia absoluta: tarte. Nunca tinha feito porque sempre achei que deveria ser bastante difícil. Puro engano! Escolhi uma de maracujá, porque cá m casa sempre gostamos muito e tinha por hábito comprar numa café aqui das redondezas. Ficou óptima de sabor e até de aspecto. A receita tirei-a do blog www.cozinhadavo.blogspot.com
Agora, terei de fazer cheesecake, doce que não aprecio, mas que a minha filha adora e que me pede constantemente para fazer :)


Ingredientes

- 1 pacote e 1/2 de bolacha maria

- 170g de manteiga

- 1 lata de polpa de maracujá

- 1 lata de leite condensado (usei light)

- 1 pacote de gelatina de pêssego

- 1,5 dl de água

- 3 folhas de gelatina incolor


Confecção
Triturar a bolacha na picadora até ficar em pó. Deite num recipiente, junte a manteiga e amasse tudo muito bem até formar uma bola. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e reserve. Deite numa bacia a polpa de maracujá e o leite condensado. Misture bem com a vara de arames.
Entretanto, ferva metade da água e dissolva nela a gelatina de pêssego. Acrescente o resto da água e misture na polpa.
Ponha a demolhar três folhas de gelatina e, depois de escorridas, derreta-as em banho-maria. Misture de imediato no creme que preparou e mexa bem.Verta o creme na tarteira já forrada e leve ao frigorífico até solidificar, de preferência de um dia para o outro.
Bom apetite!

Prémio Blog com Tomates




O Cinco Quartos de Laranja e o blog Made in Heaven nomearam este blog para o prémio Blog com Tomates (www.blogcomtomates.blogspot.com) , o que desde já agradeço.


"Um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano. Havendo quem possa ter outra interpretação do mesmo, a nomeação de blogs e seus respectivos conteúdos são da responsabilidade de quem os indica."


Os cinco nomeados por mim são:




_ www.esfomeado.blogspot.com (o Fogão do Kuca)



Os nomeadados só têm que visitar o Blog com Tomates descarregar a imagem, fazer as suas nomeações e informar a Brit das nomeações.

sexta-feira, junho 01, 2007

CEREJAS...


Digam lá se não são bonitas? Estas vieram de Resende...