quinta-feira, agosto 16, 2007

FÉRIAS


Volto em Setembro!

segunda-feira, agosto 13, 2007

CHEESECAKE DE LIMÃO


Este blog tem estado um bocadinho abandonado, mas, na verdade, não tenho feito nada que mereça ser contado. Felizmente, estão quase a chegar as férias que, certamente, me darão outra energia!
A única coisa boa que fiz foi este fim-de-semana e foi este docinho tirado daqui, que foi bastante apreciado cá por casa. A única alteração em relação ao original, foi a de que coloquei uma maior quantidade de sumo de limão.

INGREDIENTES

- 1 1/2 pacote de bolacha Maria
- mais ou menos 100 g manteiga
- raspa de limão
- 1 lata leite condensado
- 200gr queijo creme
- 1 pacote natas
- 5 folhas gelatina incolor
- sumo de um limão grande

Confecção
Triturar muito bem a bolacha na picadora e misturar com a manteiga em temperatura ambiente e a raspa do limão. Colocar esta massa na tarteira e levar ao frigorífico enquanto se prepara o resto.
Numa taça misturar o leite condensado, o queijo creme, as natas e o sumo do limão. Demolhar as folhas de gelatina em água fria, escorrê-las e dissolvê-las num bocadinho de água quente. Adicionar a gelatina ao creme e envolver bem. Verter o preparado sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico para solidificar.
Bom apetite!

terça-feira, agosto 07, 2007

ARROZ DE AMEIJOAS


Este é um arroz muito simples, mas muito saboroso.Óptimo servido como práto único, mas também bom como acompanhamento. Mais sequinho ou mais molhado, fica ao critério e ao gosto de cada um. Não vou colocar quantidades, porque faço sempre a olho.

Ingredientes
- ameijoas
- arroz
- 1 molho de coentros
- dentes de alho
- azeite q.b.
- sal q.b.

Confecção
Levar um tacho ao lume com azeite e alho picado (três cabeças). Quando quente adicionar as ameijoas e metade do molho de coentros picado. Tapar a panela e deixar ficar uns minutos em lume brando até as ameijoas abrirem. Retirar as ameijoas e coar o caldo. A este último deve adicionar a quantidade de água suficiente para cozer o arroz e levar ao lume para aquecer.
Enquanto isso, numa panela refogue uma cebola picada em azeite e deixe alourar um pouco. Junte o arroz e frite-o até ficar transparente. Nesta altura, adicione o caldo, que deve estar a ferver. Mexa e deixe cozinhar.
Quando faltarem uns cinco minutos para o arroz estar pronto, junte as ameijoas e polvilhe com os restantes coentros picados.

Bom apetite!

sexta-feira, agosto 03, 2007

PUDIM DO FORNO


Andava com saudades de fazer um pudim. Não tenho feito devido às quantidades brutais de açucar e de ovos que regra geral levam e também porque estou há algum tempo sem panela de pressão. A verdade é que ainda não percebi bem como é que se coze um pudim em banho-maria no forno...
Por isso, estava eu há uns dias no supermercado a folhear umas revistas de culinária, quando encontrei este pudim de ir ao forno. Não resisti e cá está ele. Na verdade é bastante bom, com um leve sabor a limão. Só não cresceu muito, porque usei uma forma demasiado grande! Tirei-o da revista "Nova Cozinha Tradicional".

Ingredientes
- 1 colher sopa manteiga
- 250 g de açucar
- raspa de um limão
- sumo de meio limão
- 6 ovos inteiros, mais três gemas (9)
-
Confecção
Derreter a manteiga e numa tigela juntá-la ao açucar, raspa e sumo de limão, os seis ovos inteiros e as três gemas. Bater muito bem durante cerca de 20 minutos.
Untar uma forma redonda com manteiga, polvilhar com farinha e verter para dentro o preparado. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos (190º).
Na revista sugeria que se polvilhasse o pudim com canela, coisa que fiz numa fatia, mas sem gostar muito.
Bom apetite!