terça-feira, outubro 30, 2007

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Este blog completa, hoje, o seu primeiro aniversário. Foi um ano em que me diverti bastante e, sobretudo, aprendi muito. Aliás, foi sempre esse o meu objectivo. Para assinalar a data, decidi dar a conhecer um bocadinho mais de mim...

sábado, outubro 27, 2007

HAMBURGUERES (QUADRADOS) RECHEADOS


Não sei de onde tirei esta receita, se de alguma revista ou da internet. A verdade é que é um prato que, de vez em quando, aparece na nossa mesa e é uma forma bastante boa de se comer carne picada. Estas quantidades deram para cinco hamburgueres enormes.

Ingredientes

- 500 a 600 gramas de carne de vaca picada
- salsa picada
- 3 ovos
- sal e pimenta preta q.b.
- 5 fatias de fiambre
- 5 fatias de queijo flamengo ou mozarela
- pão ralado
- manteiga para fritar

Confecção:

Misturar a carne com a gema de um ovo, a salsa picadinha, sal e pimenta.
Para formar os hamburgueres, estender a carne numa superfície lisa (untar com um bocadinho de azeite, para não agarrar), de forma a que fique finininho. Colocar uma fatia de queijo e de fiambre sobre cada um e tapar com outra camada fininha de carne. Passar por ovo batido e pão ralado. Levar ao frigorífico cerca de meia-hora.
Fritar em manteiga.
Bom apetite!

quarta-feira, outubro 24, 2007

BOLO DE ANANÁS


Este é um bolo despretensioso, apesar de muito fofinho e saber bem ao lanche em dias chuvosos como o dos últimos dias. Espero que gostem.
P.S. A foto ficou um desastre!


Ingredientes
- 4 ovos
- 1 chávena chá de farinha
- 1 chávena de chá de açucar
- 1 lata de ananás em calda ou natural
- raspas de limão (facultativo)
- 1 colher chá de fermento em pó

Confecção:
Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Reservar.
Juntar as gemas com o açucar e bater bem até dobrar o volume (mais ou menos dez minutos). Adicionar a raspa de um limão e bater mais um pouco. Juntar então a farinha misturada com o fermento e envolver bem na "gemada", sem bater. Finalmente envolver as claras em castelo.
Untar uma forma rectanuglar com manteiga, polvilhar com farinha e cobrir o fundo com açucar. Dispôr o anánas nesse tabuleiro. Verter o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido (180º) 30 a 35 minutos. Fazer o teste do palito.
Bom apetite!

quarta-feira, outubro 17, 2007

FRANGO ASSADO COM ERVAS AROMÁTICAS


Mais uma comidinha prática, para o dia-a-dia, mas bastante gostosa e rápida de se fazer. De facto, o uso de ervas aromáticas confere um gosto bem bom ao frango. Neste caso optei por pernas de frango, mas pode ser usado um frango inteiro.

Ingredientes
-pernas de frango
- 4 dentes de alho ralados
- 1 colher de chá de manjericão
- 1 colher de chá de alecrim
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 colher de sobremesa de raspa de limão
- salsa picadinha
- 4 colheres de sopa de vinho branco
- 1 fio de azeite
- 1 bocaadinho de manteiga
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- sal e pimenta preta moída na altura q.b.

Confecção
Levantar a pele ao frango tendo cuidado para que não se rompa. Misture os alhos, o manjericão, alecrim, tomilho, raspa de limão, o fio de azeite, o vinho branco, sal e pimenta, até formar uma pasta. Coloque este tempero entre a carne do frango e a pele, fechando bem para que ao assar não saía. Se sobrar tempero, esfregue o frango por fora. Deixe tomar gosto por, pelo menos, uma hora.
Entretanto misture a manteiga, que pode estar levemente derretida, com a polpa de tomate e unte o frango. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos (180 a 200º). SE estiver a ficar sem molho, junte mais manteiga ou azeite.
Bom apetite!

sexta-feira, outubro 12, 2007

ALMONDEGAS COM MOLHO DE TOMATE


Esta é mais uma comidinha do dia-a-dia, que faço especialmente para a minha filha. Ela, pura e simplesmente, adora almondegas!

Ingredientes
- carne picada (mistura de porco com vaca)
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 gema de ovo
- salsa picada
- sal
- pimenta
- farinha q.b.
- tomates bem maduros (pode substituir por uma lata de tomate pelado)
- água
- azeite q.b.
- 1 folha de louro

Confecção

Picar uma das cebolas e os dentes de alho o mais finamente possível e misturar à carne picada. A esta mistura adicione ainda a gema de ovo, salsa picada e tempere com sal e pimenta moída na altura. Misture tudo muito bem e molde em bolas do tamanho que gostar com a ajuda de um pouco de farinha.
Entretanto, saltei as bolas de carne em azeite, até estarem douradas. Junte a outra cebola picada e, quando estiver loura, adicione o tomate sem pele e partido aos bocadinhos. Junte ainda um pouco de salsa e uma folha de louro.
Tempere com sal e pimenta, tape e deixe suar sobre lume brando durante cerca de meia hora. Se for preciso adicione um pouco de água.

Bom apetite!

terça-feira, outubro 09, 2007

BOLO DE BANANA


Há já alguns anos, a minha irmã fez um bolo de banana que, ainda hoje, é recordado. Infelizmente, ela perdeu a receita e não se lembra como se faz. Ao longo deste tempo fui testando algumas receitas de bolo de banana e todas com o mesmo resultado: péssimo!
Até que um dia destes vi esta receita no delicioso blog da Agdá. Decidi que haveria de o fazer e foi para o forno este fim-de-semana. Só posso dizer que o resultado foi excelente, apesar de "ainda não ser o tal bolo". Mesmo a minha filha que ultimamente com a mania que não gosta de nada que leve banana, testou sem saber de que era feito, e só a ouvi exclamar: "Está óptimo"!
Fiz algumas pequenas alterações que estão a negro.

Ingredientes:
- 1 1/3 de uma chávena de (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento
- 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 chávena (chá) de banana amassada (usei uma banana grande partida aos bocadinhos)
- 3/4 de chávena de chá de açúcar (usei uma cheia)
- 1 colher (chá) de extracto de baunilha
- 2 colheres de azeite
- 1/4 colher (chá) de noz-moscada (não usei)
- 1/4 colher (chá) de canela em pó (1 colher de chá cheia)
- 1 ovo (usei 2)

Confecção:
Agora vou transcrever a receita tal e qual a Agdá escreveu no seu blog. Espero que não se importe!
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda rasa e forre o fundo com papel vegetal. Unte levemente o papel com manteiga. Com um batedor de arame, misture a farinha, o fermento e bicarbonato. Na batedeira eléctrica, forme um creme com a banana amassada, e os outros ingredientes. Misture bem. Junte a mistura de farinha reservada e coloque na forma já preparada. Asse por 30 min, ou até que o palito saia limpo. Desenforme 10 minutos, após sair do forno. Remova o papel manteiga cuidadosamente.
Bom apetite!

terça-feira, outubro 02, 2007

PESCADA COM MOLHO DE MOSTARDA


Já foi há algum tempo que fiz o meu último post. Infelizmente, depois disso, a minha máquina fotográfica decidiu que estava na altura de se reformar e, este, foi o tempo que levei até arranjar uma substituta! Pena é que a minha falta de jeito para a fotografia seja uma coisa irremediável, pois o novo "brinquedo" até nem é nada mau. Tem inclusivé um programa para se fotografar comida, mas que,panas minhas mãos, ainda não deu qualquer resultado.
Voltando à comida, aí vai uma sugestão gostosa para substituir a habitual pescada cozida. Espero que gostem

Ingredientes
- 3 postas de pescada
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher de sobremesa de mostarda em pasta (da "normal" também serve)
- umas gotas de sumo de limão
- 1 colher de sopa de vinagre
- farinha q.b.
- sal q.b.
- azeite q.b.

Confecção
Temperar o peixe com sal e passá-lo por farinha. Reserve num tabuleiro próprio de ir ao forno.
Num tacho à parte, refogue em azeite as cebolas partidas em meias luas fininhas até ficarem macias (uns 15 minutos). Coloque-a depois, juntamente com o azeite do refogado, sobre o peixe. Misture o vinagre com o alho, a mostarda e o sumo de limão. Verta este preparado sobre o peixe.
Leve ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos (180 a 200º. Se precisar acrescente mais um bocadinho de azeite.

Bom apetite!