sexta-feira, dezembro 21, 2007

FELIZ NATAL


A todos os que passam por aqui, quero desejar um FELIZ NATAL com muita saúde, paz e amor!
E como estamos numa época de solidariedade, passem por esta PÁGINA e ajudem. Por pouco que seja, será sempre muito para quem tem menos do que nós, ou não tem menos nada. Um livro, um caderno, uma caneta, um brinquedo...

quarta-feira, dezembro 19, 2007

CARBONARA DE SALSICHA



Cá em casa, à excepção da minha filha, não apreciamos muito salsichas frescas. Quando faço é a pensar nela e, normalmente, opto por as grelhar. Ontem, foi um dos dias em que ele me pediu... salsichas para o jantar. Reticente lá acedi em fazer-lhe a vontade. Isto quando me lembrei de uma receita que tinha visto numa revista "Blue Cooking". Tinha todos os ingredientes em casa, meti mãos à obra e resultou este prato muito agradável. Acho que pela primeira vez todos comeram salsichas frescas com satisfação. A receita vem publicada na edição de Novembro/Dezembro de 2006 da referida revista.

Ingredientes
- Esparguete
- 4 salsichas frescas (usei mais quantidade)
- 4 gemas de ovo
- raspa de limão
- 100 ml de natas frescas
- salsa picada
- 100 g de queijo parmesão ralado fresco
- sal, pimenta e azeite q.b.

Confecção
Coza a massa seguindo as Instruções da embalagem.
Com uma faca afiada corte a pele das salsichas na longitudinal e com mãos forme pequenas bolinhas do tamanho de berlindes. Numa frigideira frite os pedaços de salsicha em azeite e deixe dourar de ambos os lados, virando-os com cuidado. Retire do lume e coloque a carne sobre papel absovernte.
Entretanto, numa tigela grande bata com uma batedora de varas de arame as gemas, natas, raspa de limão, salsa, sal e pimenta preta e metade do queijo parmesão ralado.
Quando a massa estiver cozida, reserve um pouco da água e escorra. ADicione de imediato a massa à tigela com a mistura de ovo e mexa bem. Deite tudo na panela e leva de novo a lume muito brando uns dois minutos. Junte os bocados de salsicha e misture tudo. Se a massa ficar demasiado colada, junte umas colheres de sopa de água de cozer o esparguete.
Polvilhe com o restante queijo e sirva de imediato.
Bom apetite!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

TORTA DE MAÇÃ



Bem sei que de aspecto não está perfeita, mas para mim ficou óptima. Esta foi a terceira vez que tentei fazer uma torta e seria a última se o resultado final não ficasse minimanente apresentável. Mas, não só ficou apresentável, como, a parte melhor, de sabor estava excelente. Fi-la no sábado e, devo dizer, que no domingo ainda estava melhor. O único erro foi o facto de ter fatiado a maçã em lâminas demasiado finas! A receita tirei-a do site da vaqueiro e, como o meu tabuleiro é um bocadinho grande, fiz uma receita e meia. No entanto,vou publicar aqui como está lá!

Ingredientes
- 180 g de açúcar
- 180 g de margarina
- 4 ovos
- raspa de l limão
- 150 g de farinha
- 30 g de Maizena
- 1 colher de chá de fermento
- 2 maçãs reinetas
- canela em pó

Confecção

Bata o açúcar com a margarina amolecida até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte as gemas, uma a uma batendo muito bem entre cada adição, e a raspa da casca do limão. Por fim adicione, com a ajuda de uma colher de pau, a farinha, peneirada com a Maizena e com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo bem firme.
Deite metade da massa num tabuleiro, previamente untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado. Por cima espalhe as maçãs, descascadas e cortadas em lâminas. Polvilhe com açúcar (esqueci-me, mas acho que não fez falta) e canela e cubra com a restante massa. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos (180 °C).
Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar. Retire o papel vegetal e enrole enquanto quente, com a ajuda do pano. Deixe ficar a torta embrulhada no pano até arrefecer completamente.

Bom apetite!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

TAGLIATELLE COM MOLHO DE TOMATE E COGUMELOS


Depois da festa e antes de entrarmos no período de festas, segue uma receita bem simples, mas saborosa,que serviu para aproveitar uns tomates e um resto de cogumelos frescos que tinha no frigorífico.

Ingredientes
- Tagliatelle (ou outra massa a gosto)
- três tomates maduros
- cogumelos frecos
- 1 cebola pequena picada
- oregão e manjericão q.b.
- sal q,b.
- azeite q.b.

Confecção
Cozer a massa em água abundante, seguindo as instruções da embalagem.
Numa frigideira, aquecer o azeite e juntar a cebola. Quando estiver "murcha", adicionar o tomate sem pele e partido em bocados. Deixar apurar um pouco antes de juntar os cogumelos (inteiros ou partids aos bocadinhos, como fiz. Deixe apurar mais um pouco e poçvilhe com õregãos e manjericão. Rectifique os temperos e sirva o molho misturado com a massa.
Bom apetite!

quarta-feira, dezembro 12, 2007

PARABÉNS, TERESA!



Hoje a minha filhota completa 14 anos. Nem acredito como o tempo passou tão rápido e, em vez de uma criança, já tenho uma adolescente em casa! Por um lado, é muito bom vê-la crescer com saúde e alegria, mas por outro já tenho tantas saudades dos tempos em que esta foto foi tirada. Ah, tempo volta para trás...

Parabéns filhota e não fiques muito zangada com este post!

domingo, dezembro 09, 2007

BOLO DE MAÇÃ, NOZES E PASSAS


Hoje vou deixar aqui a receita de um bolo de maçã que fiz este este fim-de-semana e que é sempre muito apreciado. Aliás, pensava que já o tinha publicado no blog, pois faço-o bastantes vezes. Mas, parece que não! O importante é que vale a pena experimentar.
Não sei de onde saíu este bolo, lembro-me apenas que foi a minha irmã que me passou a receita.

Ingredientes
- 200 g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
- 200 gramas de açucar
- 50 gramas de nozes picadas grosseiramente
- 50 gramas de passas
- duas maças reineta grandes ou três médias
- 2 ovos batidos

Confecção
Juntar, num recipiente, a farinha peneirada com o fermento e a manteiga. Trabalhar com as mãos estes ingredientes até estarem bem incorporados e se obter uma massa granulada. A este preparado juntar o açucar, as passas, as nozes e as maçãs descascadas e partidas aos quadrados não muito pequenos. Misturar levemente, à mão. Abrir um buraco no centro e deitar lá os dois ovos já batidos. Misturar tudo com cuidado (sempre à mão).
Deitar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 170 graus durante 90 minutos. Fazer o teste do palito.

Bom apetite!

quarta-feira, dezembro 05, 2007

BACALHAU COM BROA


Andava há muito, mas muito tempo, para testar esta receita publicada no blog da Cristina, o que acabou por acontecer no último domigo. Levei-o para a mesa um bocadinho a "medo" pois, cá em casa, têm uma certa aversão a tudo o que leva pimento! Mas, espanto dos espantos, gostaram muito, incluindo a miúda, e até disseram que teria de o fazer mais vezes! Fiz metade da receita publicada no referido blog e vou publicar como a Cristina o fez, para que nada falhe. Só espero que a Cristina não leve a mal o plágio!
Ah, a foto foi o que sobrou!!!!

Ingredientes
- Uma broa de 1 kg
- 2 lombos de bacalhau (para a próxima ponho mais um bocadinho)
- Menos de metade de um pimento vermelho cortado em tiras
- 100 gr. de bacon em tiras
- Azeite, alhos, pimenta
- Coentros
- 1 cebola grande
- Sumo de 1/2 limão
- 2,5 dl de leite

Confecção:
Aí vai a cópia do blog da Cristina: demolha-se préviamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite temperado com o sumo do limão e com a pimenta. Desfaz-se o miolo da broa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A broa deve ficar ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada.
Desfaz-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas e reserva-se o leite em que demolhou. Junta-se o leite em que o bacalhau demolhou à brôa e mistura-se bem. Refoga-se a cebola e 2 ou 3 dentes de alho picados, e junta-se os pimentos, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 20 minutos.
Numa travessa untada com azeite deita-se metade da brôa, a mistura do bacalhau e coloca-se a restante brôa por cima deste. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar. Serve-se com salada.

domingo, dezembro 02, 2007

BOLO DE CARAMELO



Simples, mas bom. Esta é a melhor definição para este bolito que fiz hoje à tarde para o lanche. Vai muito bem com um chazinho!

Ingredientes
- 100 g de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de água
- 2 dl de leite
- 120 gr de açúcar amarelo
- 50 g de manteiga
- 3 ovos
- 140 grs de farinha
- 1 colher de chá de fermento

Confecção
Para o caramelo, leve ao lume as 100 g de açúcar e a água, deixando ferver até caramelizar. Junte o leite e mexa sempre até ficar grosso. Reserve.

Bata a manteiga com as 120 g de açúcar, junte as gemas, o caramelo e a farinha e o fermento. Bata bem. No fim, junte as claras batidas em castelo e envolva com cuidado. Verta o preparado numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido (180º) 30 minutos. Fazer o teste do palito. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Bom apetite!!!

sábado, dezembro 01, 2007

PERNAS DE FRANGO COM MOSTARDA



Depois das festas de fim-de-ano, ainda não entrei praticamente na cozinha. Aliás, a minha dispensa está uma verdadeira miséria, problema que conto resolver até amanhã, sexta-feira! Por isso, depois de agradecer a todos os que passaram por aqui a desejar Festas Felizes, viu colocar a receita deste franguito, muito saboroso, que fiz ainda em Dezembro.
A receita tirei-a há muito tempo da internet e já não me lembro de que "site".

Ingredientes
- Pernas de frango ou 1 frango partido aos bocados
- 1 ou 2 colher de sopa de mostarda (uso em grão, mas com Gigon também serve)
- 3 copos de vinho branco
- 1 cebola grande cortada em rodelas finas
- 4 dentes de alho ralados
- 2 cenouras cortadas em rodelas (facultativo)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1 colher de sobremesa de farinha

Confecção
Misture a mostarda, a cebola, a cenoura, o sal, o alho, dois copos de vinho branco e um pouco de azeite. Envolva bem o frango nesta marinada e deixe de molho pelo menos umas quatro horas (se ficar mais tempo, ainda fica melhor), nuum recipiente tapado e tendo o cuidado de virar a carne de vez em quando. Na hora de cozinhar, leve ao lume uma panela com azeite e doure nela os pedaços de frango de ambos os lados. Junte um copo de vinho e deixe evaporar um pouco. Adicione a marinada e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar macio. Se quiser um molho mais grosso, retire a carne da panela, tendo o cuidado de os manter quentes. Misture a farinha no molho e leve ao lume um pouco.