sexta-feira, janeiro 11, 2008

PRENDA DO AMIGO SECRETO


Bem sei que o Natal já lá vai, mas isso também não interessa muito! A verdade é que recebi a prenda da minha Amiga Secreta (não muito secreta a meio da brincadeira) logo a seguir ao Ano Novo, mas um problema na bateria da minha máquina fotográfica impediu-me de divulgar na hora o conteúdo da caixinha que recebi de Belo Horizonte, mandado pela muito simpática Carla Soares, proprietária deste blog. E gostei bastante do que recebi!
Assim, na foto, que não está lá grande coisa, podem ver que, além de uns panfletos sobre as belezas da sua cidade e de uma cartinha que adorei ler, a Carla resolveu enviar-me umas coisinhas bem características da sua terra. Para começar, a cordinha enrolada que vêm na foto é doce-de-leite que, segundo a Carla, é tradicionalíssímo do estado de Minas Gerais. Para se consumir, corta-se o plático (a pontinha) com os dentes e chupa-se o contéudo. Muito bom, posso garantir e a minha filha também! O engraçado é que ela conta que esses doces são feitos na roça, em grandes tachos de cobre que ficam no fogão a lenha, sendo mexidos por horas.
E por falar em panelas de cobre, recebi também um pequeno íman das ditas panelinhas de cobre, compradas no mercado local e que já coloquei na minha cozinha. Adorei!
Não contente com isto, veio junto um pacotinhho de sementes de urucum (aquelas bolinhas vermelhas que vêm no prato), um condimento que eu não conhecia, mas que segundo a Carla é bastante usado no Brasil. Além de ser uma planta que os índios usavam para pintar a cara, parece que é muito bom (ainda nao testei) para temperar legumes ou para acrescentar no molho de tomate! Quando exprimentar, prometo contar o resultado.
Mas não é tudo! É que estas sementes de urucum são especiais: foi a Carla que as apanhou de uma árvore que a avó tem. Bonito, não acham?
Por isso, só me resta dizer que, além de ter gostado de participar nesta brincadeira, adorei os presentes que recebi! E mandar um grande beijinho para a Carla!

11 comentários:

Marizé disse...

Que presentes fantásticos bem caracteristicos do sitio de onde vieram.
Parabéns

Beijocas e bom fim de semana

maria-joão disse...

Mas que é isto do amigo secreto?
Ainda não consegui entender!

laila disse...

ai adoro os chup-chups(as tirinha sde doce de leite) são deliciosas e lembram a infancia...quanto ao urucum para extrair melhor, frite-os no óleo antes da preparação, quando for refogar um frango ou ianda em moquecas...é uma dleicia! bjos

risonha disse...

que presentes fantásticos que recebeste... essas tirinhas de doce de leite devem ser uma autêntica delícia.
esta iniciativa do amigo secreto foi das melhores coisas de 2007.

Agdah disse...

Legal. Lá em casa usamos muito urucum.

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

É só carinho...que lindo...beijinhos doces

Cinara disse...

Goretti, que mimos mais gostosos! Tenho certeza de que você vai aproveitá-los bem em sua cozinha! ;o)
Beijos e um 2008 maravilhoso para você e sua família!

Natércia disse...

Que lindo presente adorei bem mereces minha querida.um beijo Natércia.obrigada pelo carinho:)

Smas disse...

Que prendas lindas!
Além disso ainda há muita gente a quem a prenda ainda não chegou.
Bjs

Eliana Scaramal disse...

Que legal, o doce de leite é realmente tradicionalissimo de Minas Gerais. Parabéns pelos mimos amiga!

bia disse...

adoro este doce de leite, me faz voltar a ser criança ! Lindos presentinhos bem caracteristicos mesmo ! bjs