quarta-feira, janeiro 16, 2008

TAGLIATELLE COM POLVO


Tinha um bom resto de polvo cozido que não me apetecia comer da mesma forma. Mas também não estava virada para um arroz do dito. Lembrei-me, então, de o "adaptar" a um parto de massa que já não fazia há muito tempo, em que costumava utilizar polvos bebés (não sei se é assim que se chamam). O sabor não ficou igual, a apresentação também não é a mesma, mas não estava nada mau. Sobretudo o molho!!!

Ingredientes:
- Tagliatelle
- Polvo cozido (ou então esses polvos minúsculos, mas não cozidos)
- azeite q.b.
- 1 cebola picada ou às rodelas
- 2 dentes de alho esmagado
- 1 lata de tomate pelado
- 1 malagueta
- 1,5 copos de vinho branco
- oregãos e manjericão a gosto (facultativo)
- sal q.b.

Confecção:
Cozer a massa conforme as instruções da embalagem. Escorrer e reservar.
Enquanto a massa coze, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho até ficarem "murchos". Adicione o tomate, o vinho, a malagueta, sal e as ervas. Deixe ferver em lume brando, dez a 15 minutos. Junte o polvo ao tacho e deize cozinhar mais cinco a dez minutos (caso se use o polvo pequeno não é preciso cozê-lo previamente. Adiciona-se crú e fica melhor).
Sirva sobre a massa.
Bom apetite!

8 comentários:

anna disse...

Não conheço os polvos pequeninos, mas não ficam rijos sem os cozer?
Desculpa, eu desconfio sempre dos senhores polvos...
Beijokas.

semente de sésamo disse...

Achei muito original esta massa. E deve ser muito saborosa. Parabéns!

Marizé disse...

Não conhecia massa com polvo, são duas coisas que eu adoro, juntas deve ser uma delicia imperdivel.

Beijocas

Natércia disse...

Goretti adorei o polvo como fizeste deve ficar muito bom vou fazer em breve quando o filhote apanhar uns polvitos.um beijo Natércia:))

risonha disse...

polvo na minha casa é sempe bem vindo, de qualquer maneira e feitio.
e tenho uns polvos na arca... adorei a tua receita e o teu reaproveitamento do polvo cozido.

cupido disse...

Polvo com massa; realmente deve ficar bastante bom.

Goreti disse...

Só de olhar já passo mal das bichas, Hummmm polvo já encheu minha boca d'água, estava agorinha em outro blog http://deliciasdakini.blogspot.com/e quem estava lá, o Senhor Polvo, assim não dá, vou ter que ir atrás ou as bichas não me deixam em paz. Só tem um detalhe esse crustáceo aqui é cara pra burro, mas vale o esforço!!!Beijos

Anónimo disse...

é prato e não 'parto'