sexta-feira, maio 09, 2008

RISOTTO DE MANJERICÃO



Um novo projecto está, neste momento, a absorver muito do meu tempo, o que tem deixado este blogue um bocadinho em "banho-maria". Mas, em breve retomarei não só a minha programação normal, como serei mais assídua na visita aos blogs que tanto gosto. Agora vamos ao que interessa. Há algum tempo comi num restaurante uns filetes de peixe-galo acompanhados por um risotto de manjericão que estava, simplesmente, delicioso! Decidi logo que haveria de tentar fazê-lo em casa. O resultado foi muito bom, embora, sendo honesta, deva dizer que não tanto como o do restaurante. Segue a forma como o fiz, tendo as quantidades sido a olho.

Ingredientes
- arroz arbóreo
- cerca de 1 litro de caldo de legumes a ferver
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 cebola pequena picada finamente
- manjericão fresco picado
- queijo parmesão ralado na hora q.b.
- sal e pimenta preta q.b.
- azeite q.b.

Confecção:
Leve ao lume uma pena com um fio de azeite e, quando estiver quente, adicione a cebola e o dente de alho picados. Salteie um pouco e junte o arroz, mexendo sempre, até que fique "transparente".
Com a ajuda de uma concha comece a adicionar o caldo, pouco a pouco, mexendo frequentemente. Siga esta processo até o arroz estar no ponto certo. Uns minutos antes de estar pronto, junte o manjericão. Tempere com sal e pimenta preta. Misture o queijo parmesão e sirva de imediato.
Bom apetite!

16 comentários:

Silvia Arruda disse...

Eu adoro risoto... este deve ser bem aromático!

risonha disse...

só de imaginar o cremoso do risotto com o aroma do manjericão já fico tonta....
o problema é que eu nunca consigo arranjar manjericão fresco... gggrrrrrrrrr!!!!!!!!! que raiva!

Eduardo Luz disse...

Impressionante como fazemos (e vemos)risotos um milhão de vezes e mesmo assim a impressão é sempre positiva !

ameixa seca disse...

Aii o cheirinho do risotto... hummm... maravilhoso!

Cláudia disse...

Adorei este risoto. Vai bem com qualquer acompanhamento. Vou fazer com certeza!

bjs

Natércia disse...

Menina adorei belo como sempre querida passa lá no meu tacho tenho lá um mimo para ti um beijo. Natércia...

Paula disse...

deve ser bom...

Goreti disse...

Risoto é sempre bem vindo, domingo fiz um de legumes...agora com o manjericão deve ficar ótimo.

Beijos!!!

Elena sem H disse...

Que tal acrescentar um copo de martini branco seco antes do caldo? Deve dar um aroma especial também. Ai diminuir a quantidade de caldo.
Que fome!

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Adoro risotto e agora com manjericão fresco em casa,este não me escapa....beijinhos doces

Bia Belliard disse...

amo risoto, este de ve ser especial com gostinho de manjericao que amo tb ! bj

Nana disse...

Risotto é tudo de bom, nos dias frios então!!! Hummm
Senti falta de um calice de vinho branco na sua receita antes de colocar o caldo.
Bjs

Eliana Scaramal disse...

Amiga eu não deixo passar batido uma receita sequer de risoto e me encantei por essa sua!

ACOZINHA DO MARCOS disse...

Minha senhora passei aqui no seu cantinho! Adorei espero que não leve a mal,estou a começar,e adicionei a sua cozinha no meu humilde cantinho. Um abraço.Marcos:))

moonlight disse...

Adoro o sabor e o cheiro do mangericão. Este risoto deve ser bastante aromático!
Bjs

Anónimo disse...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼差 酒店工作
酒店經紀 禮服店
酒店兼差 酒店上班 酒店PT 酒店