terça-feira, janeiro 29, 2008

COELHO AROMÁTICO


Aprecio bastante carne de coelho e, cozinhado desta maneira muito simples, que vi numa revista espanhola, resulta num prato muito agradável.

Ingredientes
- Coelho partido aos bocados
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de pimentão doce
- ervas de provence q.b.
- meio copo de vinagre de sidra
- meio copo de água
- azeite q.b.
- 1 folha de louro

Confecção:
Fazer uma marinada com todos os ingredientes. Esfregar bem o coelho com a marinada e deixar assim umas três horas, virando a carne de vez em quando. Transferir tudo para uma assadeira, regar com um fio de azeite e levar ao forno já aquecido cerca de 40 minutos (200º).
Bom apetite!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

GRATINADO DE ATUM



Mais uma comidinha simples e rrápida, óptima para a correria do dia-a-dia. A ideia tirei-a da revista Segredos de Cozinha, número 1154.

Ingredientes
- 2 dente de alho
- 2 cebolas (uma chegä)
- 4 corações de alcachofra (não usei)
- 1 tomate
- 1 dl de vinho branco
- 4 latas de atum
- 500 g de feijão-frade cozido(usei de lata)
- 100 g de broa esfarelada (acho que coloquei uma quantidade maior)
- 1 raminho de coentros
- 2 ovos cozidos
- sal q.b.

Confecção
Picar os alhos e cortar a cebola em meias-luas fininhas e refogar em azeite. Quando a cebola estiver transparente, adicionar a alcachofra em bocados e o tomate, sem pele, picadinho. Refresque com o vinho branco e deixe reduzir.
Escorra o atum e o feijão-frade envolva ambos no preparado. Tempre com sal e junte metade da broa e os coentros picados. Misture bem, coloque o preparado num tabuleiro e polvilhe com a restante broa. Leve a meio do forno, já quente, 10 a 15 minutos (200graus). Retire e decore com ovo picado.
Bom apetite!

quarta-feira, janeiro 23, 2008

PUDIM DE LEITE CONDENSADO


Precisava de uma sobremesa rápida e que levasse poucos ingredientes, pois a minha despensa estava "pobrezinha" e eu sem vontade de sair para ir ao supermercado. Após uma consulta à internet, decidi-me por este pudim simples que encontrei em vários sites e sempre com bastantes elogios. Merecidos, diga-se em abono da verdade!

Ingredientes
- 1 1ata de leite condensado e a mesma medida de leite
- 3 Ovos
- açucar para o caramelo (comprei já feito)
- umas gotinhas de essencia de baunilha(acrescentei eu)

Confecção:
Preparar o caramelo, caso não o compre já feito. Espalhe o caramelo no fundo e nos lados de uma forma de pudim.
Bater bastante bem os restantes ingredientes. Despejar o preparado na forma caramelizada, tape e leve ao forno (200º), em banho-maria, cerca de 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar e desenforme.
Bom apetite!

sexta-feira, janeiro 18, 2008

MASSINHA COM FARINHEIRA




Quando estou sozinha em casa nunca cozinho, optando por comer uma sandes ou fruta. Hoje, ao almoço, foi uma excepção. Estava sozinha, com fome e sem a mínima vontade de sandes ou fruta. Abri o frigorífico è, à vista, "saltou-me" uma farinheira. Lembrei-me então de um petisco que fazia quando ainda andava na faculdade, mas que, cá em casa, não apreciam. Embora não tenha nada de especial, soube muito bem!

Ingredientes
- massa tipo cotovelos
- 1 farinheira
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 1 molho de coentros
- 1 dente de alho

Confecção:
Levar ao lume uma panela com água e quando levantar fervura juntar a farinheira, previamente picada com um garfo. Deixar cozer cerca de 10 minutos. Retirar a farinheira e, na mesma água, juntar um fio de azeite, sal, o dente de alho e a massa. Quando a massa estiver quase cozida, adicionar os coentros picados e a farinheira cortada aos bocados.
Bom apetite!

quarta-feira, janeiro 16, 2008

TAGLIATELLE COM POLVO


Tinha um bom resto de polvo cozido que não me apetecia comer da mesma forma. Mas também não estava virada para um arroz do dito. Lembrei-me, então, de o "adaptar" a um parto de massa que já não fazia há muito tempo, em que costumava utilizar polvos bebés (não sei se é assim que se chamam). O sabor não ficou igual, a apresentação também não é a mesma, mas não estava nada mau. Sobretudo o molho!!!

Ingredientes:
- Tagliatelle
- Polvo cozido (ou então esses polvos minúsculos, mas não cozidos)
- azeite q.b.
- 1 cebola picada ou às rodelas
- 2 dentes de alho esmagado
- 1 lata de tomate pelado
- 1 malagueta
- 1,5 copos de vinho branco
- oregãos e manjericão a gosto (facultativo)
- sal q.b.

Confecção:
Cozer a massa conforme as instruções da embalagem. Escorrer e reservar.
Enquanto a massa coze, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho até ficarem "murchos". Adicione o tomate, o vinho, a malagueta, sal e as ervas. Deixe ferver em lume brando, dez a 15 minutos. Junte o polvo ao tacho e deize cozinhar mais cinco a dez minutos (caso se use o polvo pequeno não é preciso cozê-lo previamente. Adiciona-se crú e fica melhor).
Sirva sobre a massa.
Bom apetite!

domingo, janeiro 13, 2008

BOLO CREMOSO DE MAÇÃ


O mínimo que posso dizer deste bolo é que é delicioso! Só foi pena não ter tido tempo para fotografá-lo fatiado. Fica para a próxima. Mas, vale mesmo a pena exprimentar. A ideia tirei-a do site da internet da Vaqueiro, tendo apenas aumentado as quantidades, pois a receita era para uma forma de 22 cm de de diâmetro e a minha é ligeiramente maior.

Ingredientes

Para o creme:
- 30 g de farinha maisena
- 60 g de açúcar
- 2,5 dl de leite
- 1 casca de limão
- 40 g de manteiga(não usei)

Para a massa:
- 200 g de manteiga (usei só as 200 g)
- 130 g de açúcar (200g)
- 3 ovos (5 ovos)
- 180 g de farinha (250 g)
- 20 g de maisena (30 g)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 3 a 4 maçãs
- canela em pó

Confecção

Para o creme:
Junte a maisena com o açúcar, adicione o leite e mexa com uma vara de arames até dissolver. Junte a casca de limão e leve a engrossar em lume brando, mexendo de com a vara de arames. Retire a casca de limão e reserve.

Para o bolo:
Bata a manteiga cortada em pedaços com o açúcar, na batedeira eléctrica, até obter um creme liso e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, sem parar de bater. Adicione a farinha, a maisena e o fermento em pó e continue a bater até obter uma massa lisa e homogénea.
Espalhe metade desta massa numa forma, previamente untada com manteiga. Por cima espalhe o creme preparado e cubra com a restante massa.
Descasque e corte as maçãs em fatias e disponha-as em círculo sobre a superfície da massa. Polvilhe com um pouco de açúcar e canela e leve a cozer no forno pré-aquecido cerca de 40 minutos (180º)

sexta-feira, janeiro 11, 2008

PRENDA DO AMIGO SECRETO


Bem sei que o Natal já lá vai, mas isso também não interessa muito! A verdade é que recebi a prenda da minha Amiga Secreta (não muito secreta a meio da brincadeira) logo a seguir ao Ano Novo, mas um problema na bateria da minha máquina fotográfica impediu-me de divulgar na hora o conteúdo da caixinha que recebi de Belo Horizonte, mandado pela muito simpática Carla Soares, proprietária deste blog. E gostei bastante do que recebi!
Assim, na foto, que não está lá grande coisa, podem ver que, além de uns panfletos sobre as belezas da sua cidade e de uma cartinha que adorei ler, a Carla resolveu enviar-me umas coisinhas bem características da sua terra. Para começar, a cordinha enrolada que vêm na foto é doce-de-leite que, segundo a Carla, é tradicionalíssímo do estado de Minas Gerais. Para se consumir, corta-se o plático (a pontinha) com os dentes e chupa-se o contéudo. Muito bom, posso garantir e a minha filha também! O engraçado é que ela conta que esses doces são feitos na roça, em grandes tachos de cobre que ficam no fogão a lenha, sendo mexidos por horas.
E por falar em panelas de cobre, recebi também um pequeno íman das ditas panelinhas de cobre, compradas no mercado local e que já coloquei na minha cozinha. Adorei!
Não contente com isto, veio junto um pacotinhho de sementes de urucum (aquelas bolinhas vermelhas que vêm no prato), um condimento que eu não conhecia, mas que segundo a Carla é bastante usado no Brasil. Além de ser uma planta que os índios usavam para pintar a cara, parece que é muito bom (ainda nao testei) para temperar legumes ou para acrescentar no molho de tomate! Quando exprimentar, prometo contar o resultado.
Mas não é tudo! É que estas sementes de urucum são especiais: foi a Carla que as apanhou de uma árvore que a avó tem. Bonito, não acham?
Por isso, só me resta dizer que, além de ter gostado de participar nesta brincadeira, adorei os presentes que recebi! E mandar um grande beijinho para a Carla!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

PERNAS DE FRANGO COM MOSTARDA



Depois das festas de fim-de-ano, ainda não entrei praticamente na cozinha. Aliás, a minha dispensa está uma verdadeira miséria, problema que conto resolver até amanhã, sexta-feira! Por isso, depois de agradecer a todos os que passaram por aqui a desejar Festas Felizes, vou colocar a receita deste franguito, muito saboroso, que fiz ainda em Dezembro.
A receita tirei-a há muito tempo da internet e já não me lembro de que "site".

Ingredientes
- Pernas de frango ou 1 frango partido aos bocados
- 1 ou 2 colher de sopa de mostarda (uso em grão, mas com Gigon também serve)
- 3 copos de vinho branco
- 1 cebola grande cortada em rodelas finas
- 4 dentes de alho ralados
- 2 cenouras cortadas em rodelas (facultativo)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1 colher de sobremesa de farinha

Confecção
Misture a mostarda, a cebola, a cenoura, o sal, o alho, dois copos de vinho branco e um pouco de azeite. Envolva bem o frango nesta marinada e deixe de molho pelo menos umas quatro horas (se ficar mais tempo, ainda fica melhor), nuum recipiente tapado e tendo o cuidado de virar a carne de vez em quando. Na hora de cozinhar, leve ao lume uma panela com azeite e doure nela os pedaços de frango de ambos os lados. Junte um copo de vinho e deixe evaporar um pouco. Adicione a marinada e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar macio. Se quiser um molho mais grosso, retire a carne da panela, tendo o cuidado de os manter quentes. Misture a farinha no molho e leve ao lume um pouco.