sexta-feira, fevereiro 29, 2008

MASSA COM PESTO DE TOMATE


Quando estou sozinha raramente cozinho, não só por pura preguiça, mas porque me aborrece estar de prato na mão, regra geral a olhar para a televisão. Mas há aqueles dias em que abro uma excepção e, aí, aproveito para fazer algum prato que gosto bastante, mas que cá por casa não goza de grande popularidade. É o caso desta massa, que para mim, tem tanto de simples, como de bom. Não vou postar quantidades porque faço tudo a olho.

Ingredientes
- massa a gosto
- tomate seco
- 2 dentes de alho
- Nozes ou pinhões
- azeite
- sal e pimenta preta moída na hora
- queijo parmesão ralado na hora
- manjericão fresco (não pus porque não tinha, mas fica muito bem)

Confecção
Cozinhar a massa seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, levar ao liquidificador ou picadora o tomate seco, alho picado, nozes, um pouco de queijo parmesão, manjericão, sal, pimenta e regar com um pouco de azeite. Pique até obter uma massa homogénea. Se for preciso adicione um pouco mais de azeite.
Misture bem este molho com a massa, depois de escorrida. Se gostar, polvilhe com um pouco de parmesão ralado ou em lascas.

Bom apetite!

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

BIFES DE FRANGO COM NATAS E ESTRAGÃO


Esta é uma receita óptima para os dias em que se chega tarde a casa, sem grande paciência para cozinhados. E, além de rápida, é muito saborosa...

Ingredientes
- bifes de frango
- azeite e manteiga q.b.
- 1 lata de cogumelos
- 1 pacote de natas frescas (200 ml)
- 1 colher de sobremesa de estragão seco
- sal e pimenta preta q.b.

Confecção
Temperar a carne com sal e pimenta e deixar ficar assim uns 15 minutos. Numa frigideira, colocar um pouco de azeite e manteiga e quando estiver quente, adicionar o frango. Deixar os bifes ganhar um tom douradinhinho, virando de vez em quando. Adicionar os cogumelos escorridos e deixar ficar uns dois minutos. Juntar as natas e o estragão seco e deixar apurar apurar um bocadinho. Corrigir os temperos.
Bom apetite!

domingo, fevereiro 24, 2008

BOLO DE MAÇÃ (mais um)...


Não ficou muito bonito, porque quando o desenformei ainda estava morno. Mas posso garantir que estava óptimo e, melhor ainda, no dia seguinte a ter sido feito...

Ingredientes:
- 3 ovos
- 3 maçãs com casca
- 1/2 chávena de chá de óleo
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 3 chávenas de chá de farinha
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- Manteiga, canela e açúcar para untar a forma

Confecção

Bater bem bata o óleo, os ovos e as maçãs picadinhas. Num recipiente à parte misturar o açucar, farinha, canela e o fermento em pó e misturar bem com uma colher. Adicionar estes ingredientes à massa e envolver muito bem, sem bater.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com açucar e canela. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido 30 a 35 minutos (180º). Fazer o teste do palito.
Bom Apetite!

Misture com os ingrediente secos.

Coloque em uma forma média, untada e polvilhada com canela e açúcar.

Leve ao forno médio até que fique moreninho, ou ao colocar um palito no centro ele saia limpo.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

LOMBINHOS DE PORCO NO TACHO


Para o jantar de sábado deixei a descongelar uns lombinhos de porco, sem saber muito bem como os iria cozinhar. Resolvi fazer uma pesquisa pela internet, sem que tenha encontrado solução para o meu problema. No motor de busca, coloquei, então, lombo de porco em vez de lombinhos, e aí as alternativas já eram em maior número. Pela sua simplicidade de procedimentos decidi-me por esta receita. diga-se maravilhosa, que encontrei no blog Cinco Quartos de Laranja. Apesar de no original ser usado lombo de porco, com lombinhos ficou excelente. Cá em casa adoraram!!! Para a próxima só terei de fazer de modo a que fique com um bocadinho mais de nolho. Aí vai uma cópia da receita.

Ingredientes
- lombinhos de lombo
- colorau
- pimenta preta e sal q.b.
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho picados
- vinho branco
- 1 cebola picada
- 10 colheres de sopa de azeite

Confecção
Temperar a carne com sal, pimenta, colorau, alhos e as folhas de louro. Colocar recipente e adicionar vinho branco até tapar a carne. Reservar por umas horas.
Colocar num tacho 10 colheres de sopa de azeite e levar ao lume. Quando o azeite estiver quente colocar o lombo e deixar cozinhar um pouco com o tacho tapado. Ter atenção para não deixar queimar, é conveniente ir voltando o lombo. Depois de o lombo ter "fritado" de ambos os lados no azeite, juntar um pouco de molho e a cebola picada. Tapar e deixar cozinhar. O molho vai sendo colocado aos poucos até o lombo estar cozinhado.

Bom apetite!

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

LOMBINHOS DE PESCADA COM MOLHO DE COENTROS


Uma receita prática e óptima para dar algum sabor aos lombinhos de pescada, regra geral bastante insípidos. A receita tirei-a do site Netmenu.

Ingredientes
- Lombinhos de pescada
- 1 molho de coentros
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- Azeite q.b
- sal e pimenta preta
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de farinha maizena
- sumo de limão q.b.

Confecção
Temperar o peixe, depois de descongelado, com sumo de limão, sal e pimenta. Na picadora (ou com a varinha mágica), pica-se os alhos, coentros e um fio de azeite, até formar uma pasta.
Numa panela, coloca-se um fio de azeite e adiciona-se a massa de alho e coentros, mexendo bem até alourar. Misture um pouco de água fria com a maizena e adicione ao preparado. Junte então a pescada e o vinho branco e deixe cozer em lume muito brando. Sirva quente.
Bom apetite!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

PERAS EM VINHO TINTO


Esta é uma sobremesa muito apreciada cá em casa. Bem sei que há muitas maneiras de a fazer, mas vou dar a minha, que é muito simples. Para mim, o segredo reside no vinho, que deve ser de boa qualidade. Medidas exactas também não sei...

Ingredientes:
- Peras maduras, mas ainda rijas (normalmente uso pera rocha)
- açucar amarelo q.b.
- 1 litro vinho tinto
- 2 a 3 paus de canela

Confecção
Descascar as peras e colocá-las numa panela com o vinho tinto. Adicoionar os paus de de canela. Levar a lume brando e ir adicionando o açucar aré estar ao nosso gosto. deixar ferver 30 a 35 minutos em lume brando, virando as peras de vez em quando. Servir frio (Cá em casa gostamos assim).
Bom apetite!

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

ROBALO COM COENTROS E TOMATE


Peixe é sempre bom. Eu, pelo menos, adoro. E e for grelhado... melhor ainda! Mas, no forno, também não é nada mau. Assado desta forma fica realmente muito bom, apesar do peixe que vêm na foto não ser de alto mar...

- 1 robalo inteiro
- 1 molho de coentros
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 3 tomates
- 1 copo pequeno de vinho branco
- azeite q.b.
- sal e pimenta preta q.b.

Confecção
Temperar o peixe com sal e pimenta e deixar tomar gosto uns 15 minutos. Cortar metade de uma cebola em meias-luas finas, picar uma parte dos coentres e 1 dente de alho. Introduzir esta mistura na barriga do robalo. Numa assadeira de ir ao forno, colocar metade da restante cebola partida em meias-luas, o dente de alho picado e um dos tomates em pele partido aos quadradinhos. Colocar o peixe por cima e sobre este dispor a restante cebola cortada fininha e os tomates, sem pele, cortados aos quadradinhos. Regar com o vinho branco e azeite e levar assar no forno, já quente, durante cerca de 35 a 40 minutos (200º).

terça-feira, fevereiro 05, 2008

FRANGO COM TOMATE E COGUMELOS


Muito simples e rápido, este prato não tem segredo para ninguém. Mesmo assim, aí vai a minha forma de o fazer. Antes de passar à receita, digo apenas que usei cogumelos secos (era o que tinha em casa), mas, em minha opinião, fica muito melhor com cogumelos frescos.

Ingredientes:
- 1 frango partido aos bocados
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- Metade de um pimento verde às tirinhas
- 1 lata de tomate pelado (com fresco e madurinho, fica melhor)
- 2 dl vinho branco
- 1 c chá de orégãos (facultativo)
- cogumelos q.b.
- azeite q.b.
- sal e pimenta

Confecção:
Ponha a aquecer o azeite e, nele, refogue a cebola e o alho. Quando começar a ganhar cor, adicione o frango. Vire de vez em quando, de modo a que aloure de ambos os lados. Junte os cogumelos fatiados e o pimento. Deixe ficar mais uns cinco minutos.
Junte então o vinho branco e o tomate. Tempere com sal, pimenta e os orégãos. Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando cerca de meia hora.
Quando o frango estiver cozido, coloque a carne numa travessa, mantendo-a quente. Leve novamente a panela ao lume e deixe o molho engrossar um pouco (este não ficou muito por falta de tempo!). Cubra a carne com o molho e sirva de imediato.
Bom apetite!

domingo, fevereiro 03, 2008

FOFO DE CANELA


Este bolo, como o próprio nome indca, fica super fofinho. E é também muito saboroso. Óptimo para o lanche, para acompanhar uma chávena de chá ou café!

Ingredientes:
- 6 ovos inteiros, mais três gemas
- 200 gramas de açucar
- 180 g de farinha
- 30 g de maizena
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de canela

Confecção:
Bater os ovos inteiros com as gemas e o açucar durante 10 a 15 minutos, de modo a obter um preparado fofo. À parte, junte os restantes ingredientes e peneire. Envolva-os delicadamente no preparado de gemas e açucar, misturante bem, sem bater.
Transfira para uma forma, previamente untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180ª) durante cerca de 40 minutos. Fazer o teste do palito.
Bom apetite!