segunda-feira, março 31, 2008

PEIXE-ESPADA À D.PAULO


Há muito que andava para fazer esta receita, melhor este molho, inspirado no delicioso blog do Paulo. E não me arrependi! O peixe com este molho fica delicioso...

Ingredientes:
- 4 postas de peixe-espada
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 1 molhinho de salsa
- 1 colher de sobremesa de colorau
- sal q.b.

Confecção
Temperar o peixe com sal e grelhar. Para o molho: Picar os allhos, a cebola e salsa. Misturar bem com o azeite, vinagre e o colorau. Levar este molho a ferver durante dois minutos. Deitar por cima do peixe e servir.

Bom apetite!

sábado, março 29, 2008

BOLO FOFO DE BAUNILHA


Este é um bolo simples, pouco doce, mas muito fofinho e saboroso...

Ingredientes:
- 7 ovos (gemas e claras separadas)
- 20 colheres de sopa de açucar
- 10 colheres de sopa (bem cheias) de farinha maizena
- 2 colheres de sobremesa de açucar baunilhado (ou umas gotinhas de essência de baunilha)
- 1 colher de chá de fermento em pó

Confecção:
Bater as claras em castelo e reservar. Bater bem as gemas com o açucar. Adicionar a farinha, o açucar baunilhado e o fermento e bater mais um pouco.
Verter o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos (180º). Fazer o teste do palito.
Desenformar quando frio e polvilhar com um pouco de açucar baunilhado.
Bom apetite!

quarta-feira, março 26, 2008

BACALHAU GRATINADO


Algum trabalho a mais e uns dias de descando no período da Páscoa, impediram-me de actualizar o blog com mais frequência e de visitar todos os outros, que tanto gosto. Para o regresso, vai uma receita de bacalhau, que embora muito simples, é bastante saborosa. Sei que tirei a ideia de uma revista Teleculinária, mas a verdade é que não consigo encontrar a receita...

Ingredientes
- 3 postas de bacalhau
- batatas
- 4 dentes de alho
- azeite q.b. (uma quantidade generosa)
- sal q.b.
- 1 molhinho de salsa

Confecção
Cozer o bacalhau em água a ferver, escorrendo-o e reservando o caldo.Cozer nesse caldo, onde adicionou um pouco de sal, as batatas às rodelas e sem casca.
Entretanto, retire as peles e as espinhas ao bacalhau. Coloque-o num recipiente, misture os alhos picados, a salsa picada e bastante azeite, para que depois n]ao fique seco.
EScorra as batatas cozidas e coloque uma camada num recipiente que possa ir ao forno. Por cima, espalhe o preparado de bacalhau e cubra com as restantes batatas, deixando um "buraco" no centro. Regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno já aquecido até ficar dourado a gosto (200º, 15 a 20 minutos).
Bom apetite!

domingo, março 16, 2008

BOLO DE MARACUJÁ


Ao fazer uma triagem das dezenas de fotocópias com receitas que tenho guardadas numa pasta já sem espaço, encontrei, entre outras coisas esquecidas, este bolo de maracujá, que decidi fazer a meio da semana passada. Infelizmente não deu para fotografar inteiro! Quanto ao resultado, digo que ficou muito bom. Cá em casa gostaram muito. Pena é que não saiba de onde o tirei, embora pelo tipo de escrita deva ter saído de um "site" brasileiro...

Ingredientes
- 100 gr de manteiga
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 2 chávenas de chá de farinha
- 1 chávena de chá de polpa de maracujá
- 1 colher sobremesa de fermento
- 5 ovos

Confecção
Bater muito bem a manteiga, as gemas e o açúcar. Junte a polpa de maracujá, alternando com a farinha peneirada. Bata mais um pouco. Por último, misturar cuidadosamente as claras batidas em castelo e o fermento. Colocar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com fariha. Leve ao forno pré-aquecido (180º) 30 a 35 minutos. Fazer o teste do palito.
Bom apetite!

sexta-feira, março 07, 2008

Risotto de polvo


Procurando na internet por uma forma diferente de cozinhar polvo, fui parar a este risotto (do site da Vaqueiro) e pensei que poderia ser uma boa alternativa, embora, na verdade, não seja assim tão diferente do nosso tradicional arroz de polvo. Mas ficou muito saboroso! Fiz quase tudo a olho, tendo apenas usado as quantidade da receita original como indicação.

Ingredientes
- 1 kg de polvo congelado
- água
- 130 g de manteiga (não usei, tendo substituido por azeite)
- 100 g de cebola picada (1 cebola pequena picada)
- 1 folha de louro
- 300 g de arroz para risotto
- 2 cubos de caldo de galinha (usei apenas um)
- 1,3 l de água
- 1,5 dl de vinho tinto (usei um copo)
- sal
- pimenta preta moída na hora

Confecção
Cozi o polvo com um cebola no liquido que ele larga, sem adicionar água. Quando cozido, corte o polvo em troços.
Dissolva o cubo de caldo de galinha em 1,3 l de água a ferver junto com o vinho tinto de boa qualidade.
Entretanto, leve ao lume o azeite num tacho, junte a cebola picada e a folha de louro. Quando a cebola começar a alourar adicione o arroz para risottoe deixe fritar um pouco, mexendo sempre. Quando o arroz estiver "transparente" adicione uma concha do líquido que o polvo largou durante a cozedura, continuando a mezer. A partir daqui vá adicionando a mistura do caldo de galinha e vinho ao arroz, à medida que este for absorvendo o líquido (uma concha de cada vez), mexendo sempre ou quase sempre.
Quando o arroz estiver quase no ponto, junte o polvo e deixe acabar de cozinhar, mexendo um pouco. Tempere o risotto com sal e pimenta acabada de moer.
Quando o risotto estiver pronto e, dizia a receita, junte mais um pouco de manteiga, coisa que não fiz, por não ter considerado necessário.
Sirva de imediato.
Bom apetite!

segunda-feira, março 03, 2008

PEIXE-ESPADA COM MOLHO DE TOMATE


Pela manhã, decidi destinar umas postas de peixe-espada para o jantar para servir grelhadas. Mas, chegando tarde a casa, a disposição para o grelhador era nenhuma. Fritos também não apetecia. Lembrei-me então desta receita que vi na revista "Saúde à mesa", comprada a semana passada, e a, bem da verdade, o resultado não foi nada mau! A foto, para variar, ficou um horror!

Ingredientes
- 4 postas de peixe-espada
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata de tomate pelado
- 1 colher de chá de orégãos
- 1 ramo de cebolinho (que não usei por não ter)

Confecção
Temperar o peixe com sal e deixar tomar gosto por uns minutos. Depois coloque as postas de peixe-espada num prato de forno e regue-as com vinagre.
Entretanto, esmague os alhos e coloque-os num tacho, juntamente com o azeite. Deixe aquecer um pouco e acrescente o tomate e os orégãos. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Reduza a puré e verta o preparado sobre o peixe. Leve ao forno já aquecido (190º) uns 40 minutos. Sirva polvilhado com cebolinho (eu nem um bocadinho de salsa tinha para dar um pouco mais de graça!!!).
Acompanhe com legumes e batatas cozidas.

Bom apetite!