terça-feira, abril 29, 2008

FRANGO COM COENTROS


Simples, rápido e muito bom. Seria perfeito se não obrigasse a uma fritura, coisa que "detesto" fazer. Mas, esta receita, tirada do Gastronomias, vale bem a pena...

Ingredientes

- 1 Frango
- 1 Cebola média
- 1 Limão
- 1 Malagueta
- 1 Colher (de sopa)de manteiga
- 1 Copo de vinho branco
- 3 Dentes de alho
- 1 bom ramo de coentros
- Óleo para fritar
- Farinha de trigo q.b.
- Sal

Confecção:

Limp o frango, lave-o, retire-lhe a pele e as maiores gorduras. Corte-os em pedaços.
Tempere toda a carne com sal, sumo de limão, cebolas às rodelas muito finas, alhos triturados e malagueta e deixe tomar gosto durante 2 horas, dentro de um tacho de barro (fiz numa panela normal).
Ponha o frango ao lume, juntamente com a manteiga e o ramo de coentros e deixe alourar um pouco. Regue com o vinho branco e a marinada em que esteve e deixe estufar lentamente, durante 15 minutos (o meu ficou um bocadinho mais).
Retire os pedaços de frango do molho, passe-os por farinha de trigo e frite-os em óleo bem quente.
Triture o molho e adicione mais uma colher de coentros picados.
Leve o molho ao lume durante dois a três minutos e rectifique o sal.
Sirva o frango frito com o molho por cima.

Bom apetite!

sexta-feira, abril 25, 2008

BOLO SIMPLES, MAS MUITO FOFO, DE LARANJA


Com o calor que está, bolo não é o que mais apetece, pensarão muitos. A minha filha não concorda e, este, que faço com alguma regularidade é um dos seus favoritos. Na realidade, apesar de não ser muito doce, este bolo fica muito saboroso e fofinho.

Ingredientes:
- 10 ovos (gemas e claras separadas)
- 10 colheres de sopa de farinha
- 18 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de chá de fermento em pó
- raspa e sumo de duas laranjas docinhas

Confecção
Bater as claras em castelo e reservar. Deitar num recipente as gemas e o açucar e bater muito bem. Adicionar a raspa e o sumo das duas laranjas e bater mais um pouco. Misturar a farinha com o fermento. Peneirar e deitar no preparado das gemas, batendo um pouco para misturar bem. Adicionar as claras em castelo, envolvendo com cuidado, sem bater. Deitar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido (180º) cerca de 30 minutos. Fazer o teste do palito.
Bom apetite!

segunda-feira, abril 14, 2008

PASTEL DE ATUM


Esta é uma boa solução para uma refeição ligeira. A ideia foi tirada da revista Teleculinária, nº 1512.


Ingredientes
- 2 latas de atum
- 8 colheres de sopa de farinha
- 1 cebola grande
- 3 tomates
- 1 dl de azeite
- 100 g queijo ralado
- 100 gr de azeitonas pretas, sem caroço
- 1 colher sopa de fermento em pó
- salsa picada
- 1 colher chá de oregãos
- 2 ovos
- sal e pimenta q.b.
- margarina para untar e farinha para polvilhar

Confecção
Cortar os tomates, sem pele nem sementes, aos cubinhos para uma tigela. Picar a cebola muito fininha e juntar ao tomate. Adicione também o atum escorrido e ligeiramente esmagado, o azeite, a salsa picada, os oregãos, as azeitonas cortadas em rodelas, o queijo e misture delicadamente.
Bata as claras em castelo, junte-lhes as gemas e bata mais 5 minutos. Adicione depois a farinha e o fermento misturados, tempere com sal e pimenta e bata mais um pouco. Junte então a mistura de atum e envolva bem.
Deite o preparado numa foma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido (180º) cerca de 40 minutos.
Bom apetite!

terça-feira, abril 08, 2008

ROBALO COM COENTROS (E AMEIJOAS)





Com este prato vou participar no Colher de Tacho, uma iniciativa que gosto muito, embora raramente dê o meu contributo. E apesar de muito simples, o peixe cozinhado desta forma fica muito saboroso. As ameijosas estão entre parênteses, porque não é um dos ingredientes obrigatórios, embora dê um bom gosto ao robalo. Pode usar outros peixes ao seu gosto.

Aí vai:
Colocar o peixe numa folha de alumínio e, por cima, colocar bastante cebola em juliana fina, dentes de alho picados e um generoso molho de coentros picado. Temperar com sal, regar com azeite e fechar como se fosse um embrulho. Levar ao forno pré-aquecido (200º) 20 a 25 minutos. Cinco a dez minutos antes de estar pronto, abrir a folha de alumínio, colocar as ameijoas, voltar a fechar e levar novamente ao forno. Quando as ameijoas abrirem, servir. Mesmo sem ameijoas, fica muito bom.
Bom apetite!

sexta-feira, abril 04, 2008

COELHO COM CENOURA E COGUMELOS


Apesar de andar a tentar reduzir o consumo de carne cá em casa (o que não é nada fácil), tenho tentado evitar (não abolir) as carnes vermelhas. Para isso, insisto no peixe, frango e coelho...Perú é que não vai mesmo! E este coelho, apesar de simples, é bastante bom e muito apreciado por cá. Sobretudo o molho que se forma...

Ingredientes
- 1 coelho aos bocados
- 1 cebola
- 2 ou mais cenouras
- cogumelos frescos fatiados
- 2 dentes de alho
- 2 copos de caldo de carne
- 1 copo de vinho branco
- salsa
- 1 folha de louro
- azeite e sal q.b.

Confecção
Levar ao lume uma panela com azeite e, quando quente, dourar os bocados de coelho de ambos os alhos. Adicionar de seguida a cebola e o alho picados, deixando refogar um pouco. Juntamos a cenoura às rodelas, tapamos o tacho e deixamos "transpirar" uns minutos. De seguida, adicionam-se os cogumalos, a salsa, folha de louro, o vinho, o caldo de carne e um pouco de sal. Mexe-se e deixa-se cozinhar em lume brando até que o coelho esteja tenro e o molho engrosse um pouco.
Bom apetite!