segunda-feira, maio 19, 2008

FRANGO À RISONHA


Este cantinho parece votado ao abandono mas não está. O tempo é curto e nos últimos dias tem sido uma correria louca, com a abertura de uma linda loja e o baptizado da minha filhota, que aconteceu na última sexta-feira ao final da tarde, durante uma festa linda e de grande emoção.
Aliás, devo dizer que da minha cozinha pouco mais tem saído do que bifes, febras, frango assado (comprado pronto) e peixe cozido. A pequena excepção foi o jantar de hoje, em que preparei este franguinho, cuja receita retirei do blog da querida Risonha. Ficou uma delícia, pois como ela diz, e com muita razão, a mostrada dá-lhe um toque muito especial...

Ingredientes:
- frango partido aos bocados
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 sopa de cebola instântanea
- 1 dl vinho branco
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- sal e pimenta q.b.
- 2 dl água

Confecção.
Segue um "plágio" da receita postada pela Risonha, esperando que ela não se chateie...
Derreter 2 colheres de sopa de manteiga e alourar o frango, temperando previamente com sal e pimenta.
Dissolver uma embalagem de sopa de cebola em 2 dl de água e 1dl de vinho branco. Juntar 2 colheres de sopa de mostarda, misturar bem e deitar sobre o frango.
Tapar o tacho e deixar estufar suavemente até o frango estar cozinhado (se necessário juntar mais um pouco de água).

Bom apetite!

sexta-feira, maio 09, 2008

RISOTTO DE MANJERICÃO



Um novo projecto está, neste momento, a absorver muito do meu tempo, o que tem deixado este blogue um bocadinho em "banho-maria". Mas, em breve retomarei não só a minha programação normal, como serei mais assídua na visita aos blogs que tanto gosto. Agora vamos ao que interessa. Há algum tempo comi num restaurante uns filetes de peixe-galo acompanhados por um risotto de manjericão que estava, simplesmente, delicioso! Decidi logo que haveria de tentar fazê-lo em casa. O resultado foi muito bom, embora, sendo honesta, deva dizer que não tanto como o do restaurante. Segue a forma como o fiz, tendo as quantidades sido a olho.

Ingredientes
- arroz arbóreo
- cerca de 1 litro de caldo de legumes a ferver
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 cebola pequena picada finamente
- manjericão fresco picado
- queijo parmesão ralado na hora q.b.
- sal e pimenta preta q.b.
- azeite q.b.

Confecção:
Leve ao lume uma pena com um fio de azeite e, quando estiver quente, adicione a cebola e o dente de alho picados. Salteie um pouco e junte o arroz, mexendo sempre, até que fique "transparente".
Com a ajuda de uma concha comece a adicionar o caldo, pouco a pouco, mexendo frequentemente. Siga esta processo até o arroz estar no ponto certo. Uns minutos antes de estar pronto, junte o manjericão. Tempere com sal e pimenta preta. Misture o queijo parmesão e sirva de imediato.
Bom apetite!

sexta-feira, maio 02, 2008

ROLO DE BATATA COM BACALHAU


Pena que, mais uma vez, a foto não esteja um primor, porque este prato fica muito bom. Tão bom que de um rolo enorme, sobrou o bocadinho que vêm aí em cima. Esta é uma receita tirada da revista Teleculinária nº 1516, em que fiz apenas duas alterações: não usei azeitonas e utilizei o bacalhau mesmo em crú.

Ingredientes
- 1 kg batatas descascadas
- 400 gr de bacalhau cozido e desfiado
- 2 dentes de alho
- 2 dl de natas
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de farinha
- 50 gr de azeitonas verdes às rodelas
- 2 ovos
- 1 sopa de cebola instântanea
- 1 colher chá de fermento
- salsa picada
- sal e pimenta q.b.
- manteiga para untar e farinha para polvilhar

Confecção
Cozer as batatas em água temperada com sal durante 20 minutos e, depois, reduzir a puré.
Entretanto, vá preparando o recheio. Levar ao lume um tacho com o azeite e os alhos picados, deixe aquecer, junte o bacalhau bem esmagado e mexa bem. Junte as natas, sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar tipo um creme. Adicion as azeitonas e a salsa, misture e retire do lume.
Ao puré de batata, adicione a sopa de cebola, o ovo, fermento, farinha e mexa bem. Leve ao lume até ficar um puré duro.
Humedeça um pano de cozinha, polvilhe-o com farinha, deite em cime a mistura do puré de batata e, com o rolo da massa, estenda até ficar com as dimensões do pano (o meu não ficou bem com as dimensões do pano, mas no final não fez grande diferença). Espalhe por cima o preparado de bacalhau, enrole com a ajuda do pano e coloque num tabuleiro untado com manteiga. Pincele com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.
Acompanhe com uma salada.
Bom apetite!